terça-feira, julho 2, 2024
InícioGeralCidades de Santa Catarina 'adotam' municípios do RS

Cidades de Santa Catarina ‘adotam’ municípios do RS

Para auxiliar na recuperação de municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Estado de Santa Catarina “adotou” algumas cidades gaúchas.

Joinville, por exemplo, formalizou a ‘adoção’ de Guaíba e enviou uma missão precursora para mapear as necessidades do município, onde mais de 30 mil pessoas foram atingidas. Ao todo, 50% do território foi afetado pela enchente.

Também em Santa Catarina, Blumenau adotou Lajeado e Estrela e enviou uma equipe de apoio emocional composta de dois enfermeiros, um médico e um psicólogo.

Araquari focou sua ajuda em Marques de Souza, município para o qual arrecadou e distribuiu alimentos, materiais de limpeza, móveis e eletrodomésticos.

Jaraguá do Sul adotou Roca Sales, que teve 43% das residências afetadas, e enviou um comboio com equipe e máquinas para restaurar os acessos à cidade.

A cidade de Concórdia anunciou a adoção de Doutor Ricardo, um pequeno município com 1,9 mil habitantes, que enfrenta regiões isoladas e desabrigados. Integrantes da Defesa Civil foram enviados para ajudar no local.

Cidade de Santa Catarina sanciona lei de auxílio a municípios

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD-SC), sancionou uma lei que autoriza ações de auxílio a municípios afetados por catástrofes.

O município de Santa Catarina adotou Arroio do Meio, no Vale do Taquari, e enviará um comboio com maquinário e voluntários no dia 21 para auxiliar na limpeza e reconstrução da cidade.

“A adoção de Arroio do Meio é um compromisso com a solidariedade e a reconstrução”, afirmou Rodrigues.

O comboio de Chapecó contará com dez caminhões, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, duas patrolas e dois caminhões-pipa.

Além disso, servidores municipais e voluntários ajudarão na reconstrução de estradas, na limpeza de ruas e de cerca de 300 casas, oferecendo também serviços de assistência social e saúde.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui