A cidade de São Paulo e arredores terão intensa variação de temperatura no fim de semana. Depois de registrar 24,4°C na quinta-feira 11, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, a máxima na região metropolitana não deve ultrapassar 18°C nesta sexta-feira, 12. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
Este inverno tem mostrado variações significativas nas temperaturas na região metropolitana de São Paulo, relatou a Folha de S. Paulo. Neste fim de semana, a situação se repetirá.
No sábado 13, a máxima prevista é de 17°C, antes de subir novamente no domingo 14 para cerca de 24°C. Tal variação é uma das principais causas de resfriados, especialmente entre crianças e idosos.
A queda na temperatura nesta sexta-feira decorre da aproximação de uma frente fria, provocada por uma massa de ar polar que chegou à região Sul no dia anterior. Com isso, as temperaturas irão baixar em grande parte do país.
Ventos úmidos do oceano trazem muita nebulosidade, garoa e chuviscos intermitentes ao longo desta sexta-feira. Isto evitará a elevação significativa das temperaturas.
A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de atenção para baixas temperaturas desde o dia 4.
Impacto nas condições de saúde
No sábado, o cenário será parecido, mantendo São Paulo com clima típico de inverno. As mínimas devem ficar entre 13°C e 14°C no início da manhã nestes dois dias.
“Na região Sudeste, as áreas mais afetadas pelo ar polar têm sido o centro-oeste, sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, e o litoral paulista”, afirma Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
“O centro-sul do estado do Rio de Janeiro também teve dias com temperaturas amenas esta semana”, acrescenta ele. “Porém, na maioria das áreas de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas têm ficado altas para os padrões do mês de julho.”
De acordo com o o CGE, a menor temperatura mínima média do ano foi registrada em 29 de maio, com 9,8°C na cidade. A menor mínima absoluta foi 4,8°C em Engenheiro Marsilac, na zona sul. A menor máxima do ano foi 13,4°C em 9 de julho. A menor máxima absoluta foi 11,8°C no mesmo dia em Parelheiros, zona sul.
O CGE prevê que, depois desses dois dias de chuva na região metropolitana de São Paulo, o sol voltará aos poucos ao longo da próxima semana. As temperaturas, assim, deverão se elevar.