sábado, julho 6, 2024
InícioGeralCidade de São Paulo pode ter temperatura mais baixa do ano

Cidade de São Paulo pode ter temperatura mais baixa do ano

Depois da chegada de uma massa de ar polar que quebrou o bloqueio atmosférico responsável por temperaturas acima da média no centro do país, a cidade de São Paulo experimentou um domingo, 30, com clima típico de inverno. E nesta segunda-feira, poderá ter a temperatura mais baixa do ano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que esta segunda-feira, 1º, pode registrar a menor temperatura do ano na capital paulista, relata a Folha de S. Paulo.

Até então, a menor temperatura registrada na estação do Mirante de Santana, na zona norte, foi de 10,4°C no dia 29 de maio. A previsão é que os termômetros alcancem 10°C na manhã desta segunda-feira, 1. O Mirante de Santana é a estação oficial de medição da cidade.

De acordo com as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde de domingo, 30, foi a mais fria do ano, com média de 15,2°C na cidade. O menor valor absoluto de 13,2°C foi registrado em Parelheiros, na zona sul.

Os dados do CGE também mostram que o mês de junho acumulou apenas 0,6 mm de chuva até agora, o que representa 1,2% dos 49,5 mm esperados para o mês. A última chuva significativa ocorreu em 27 de maio, com 27,8 mm.

Às 18h de domingo, a temperatura média na Grande São Paulo era de 11°C, enquanto em Parelheiros os termômetros já marcavam 10°C. A previsão para esta segunda é de uma manhã com chuviscos e temperaturas baixas. Durante a tarde, o tempo deve melhorar gradativamente, com o sol aparecendo entre as nuvens e a temperatura subindo, mas sem ultrapassar os 19°C.

A partir de terça-feira, 2, as manhãs continuarão frias, mas as máximas voltarão a superar os 20°C. As mínimas devem ficar em torno de 12°C, enquanto as máximas podem chegar a 23°C. Na quarta-feira 3, e quinta, 4, as manhãs deverão ter temperaturas de 14°C, com máximas de 26°C e 27°C, respectivamente. Até o fim de semana, as mínimas ficarão entre 14°C e 15°C, com máximas entre 24°C e 25°C.

Medidas da Defesa Civil diante do frio

Devido à massa de ar polar, prossegue a Folha, a Defesa Civil do município manteve toda a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde as 10h30 da última sexta-feira, 28. Assim, a Defesa Civil estadual reabriu neste domingo o Abrigo Solidário, na estação Pedro 2º do metrô, no centro, para acolher as pessoas em situação de rua, mais vulneráveis ao frio intenso.

A entrada do abrigo será pela estação, na rua da Figueira, com atendimento das 19h às 8h do dia seguinte. O local também funcionará na noite desta segunda para terça. Os abrigados terão colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas servidas pelo Programa Bom Prato Móvel, de acordo com a Defesa Civil.

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Governo de São Paulo somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da capital”, acrescentou o órgão. “O local tem capacidade para acolher cem pessoas por noite, além de oferecer jantar e café da manhã.”

O frio também atingirá outras regiões do Estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, os termômetros devem chegar a 7°C em Campos do Jordão nesta segunda-feira. No Vale do Ribeira, as mínimas devem ser de 12°C, e no Vale do Paraíba, também de 12°C.

No litoral sul, Baixada Santista e litoral norte, as mínimas variam entre 18°C e 17°C. Em todas essas regiões, a temperatura voltará a subir nos próximos dias, conforme a frente fria se afasta para o oceano.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui