O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo emitiu um alerta para toda a capital nesta sexta-feira, 25, devido às intensas chuvas que atingem a região. As autoridades alertam sobre a passagem de uma frente fria, que deve causar precipitações significativas nas próximas horas.
Segundo o alerta, o radar meteorológico mostra uma linha de chuva forte entre Tatuí e Juquitiba, que começa a provocar chuva na zona sul da capital. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. A situação requer atenção, pois os riscos de alagamento e ventania são elevados.
Na quinta-feira 24, foram registradas chuvas intensas no Estado de São Paulo, acompanhadas de vendavais que atingiram 100 km/h em algumas áreas. Até o momento, três pessoas estão desaparecidas, sendo uma em Jandira desde o dia 23 e duas em Campinas desde o dia 24.
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil está promovendo o alinhamento de uma região de convergência, resultando em chuvas volumosas e tempestades na capital paulista e arredores.
Fim de outubro vai ser marcado por chuvas
No fim de outubro, a previsão do tempo mostra um aumento significativo das chuvas no Brasil. As precipitações devem se intensificar nos últimos dias do mês. Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Norte estão entre as áreas que receberão mais chuvas, o que sinaliza a intensificação da primavera.
De acordo com a empresa Climatempo, as chuvas ocorrerão principalmente à tarde e à noite. No Centro-Oeste e no Sudeste, regiões como o leste de Goiás, Distrito Federal, centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar até 100 mm em pontos isolados, nos próximos dias.
No Norte, a previsão é que Amazonas, Acre e Rondônia acumulem de 40 mm a 80 mm nos próximos dias. Esse cenário de chuvas mais distribuídas deve beneficiar regiões que sofreram com a estiagem nos últimos meses. O fenômeno melhora a umidade do solo e o abastecimento hídrico.
Na quinta-feira 24, uma frente fria associada a um ciclone extratropical intensificou as chuvas e ventos no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. O sistema, impulsionado por uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul, tem potencial para provocar tempestades severas e ventos intensos.