O frio se fará presente no decorrer desta quarta-feira, 10, em Urupema (SC). O município localizado na Serra Catarinense vai ter temperatura máxima de 12ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima será de 0ºC.
Conforme a previsão do tempo, a manhã de hoje em Urupema será de clima nublado e com chuva. Para a parte da tarde, há a indicação de precipitação isolada, mas com muitas nuvens. À noite, a situação vai ser similar à do período matutino: nublado com chuva.
Além do frio, a ventania se fará presente em Urupema no decorrer desta quarta-feira. Durante a manhã, por exemplo, o Inmet alerta para ventos fortes. No decorrer da tarde e da noite, as rajadas serão fracas.
Urupema não vai ser, contudo, o único município da Serra Catarinense a lidar com o frio intenso. São Joaquim vai registrar mínima de 1ºC no decorrer desta quarta-feira, de acordo com o Inmet. Conforme a previsão do tempo, a máxima vai ser de 12ºC.
Assim como Urupema, São Joaquim vai encarar as mesmas condições climáticas. Nublado com chuva durante a manhã e a noite, mas mas com muitas nuvens e precipitação isolada no período vespertino. Ventos fortes (manhã) e fracos (tarde e noite).
Santa Catarina encara frio e neve
O frio não é, entretanto, o único destaque do clima para esta época do ano para Santa Catarina. Empresas de meteorologia avisam que partes do Estado deverão registrar neve em algum momento desta semana. Chegou-se a ter chance de o fenômeno ocorrer nesta terça-feira, 9, mas isso não se confirmou.
Leia mais:
Com ou sem neve, a Defesa Civil catarinense atenta para o frio intenso. As baixas temperaturas ainda terão companhia de chuvas intensas e queda de granizo.
“Entre a madrugada e a manhã [de quinta-feira 11], o processo de formação de uma frente fria favorece o retorno das chuvas que iniciam pelas áreas ao norte do estado e avançam para as demais regiões ao longo do dia”, informa a Defesa Civil. “As pancadas de chuva e temporais vêm acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo.”
E mais: “Não foi o aquecimento global”, por Myllena Valença