Em 2024, três clássicos brasileiros ganharam ou vão ganhar sequência após anos – e alguns até décadas. Além disso, este ano, outro filme emblemático na história do cinema anunciou uma continuação.
O primeiro episódio de “Cidade de Deus: A Luta Não Para“, série que dá sequência ao filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, estreou na HBO e Max no último domingo (25). A continuação de “Estômago” (2006) chega aos cinemas nesta quinta-feira (29). Já “O Auto da Compadecida 2” lança em dezembro.
Veja abaixo mais informações sobre as produções.
- O Auto da Compadecida (2000)
Em março de 2023, Selton Mello e Matheus Nachtergaele anunciaram o retorno da dupla como Chicó e João Grilo nas redes sociais, com Guel Arraes na direção, que também foi responsável pelo primeiro. “O Auto da Compadecida” é uma adaptação da peça homônima de Ariano Suassuna, já a continuação será uma trama original.
Virginia Cavendish, no papel de Rosinha, e o ator Enrique Diaz, como o cangaceiro Joaquim Brejeiro, também retornam para o segundo filme. Nomes como Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Juliano Cazarré e Luellem de Castro compõem o elenco da continuação.
A sinopse de “O Auto da Compadecida 2” ainda não foi divulgada. O filme chega aos cinemas brasileiro no dia 25 de dezembro.
O clássico de Fernando Meirelles e Kátia Lund é baseado no livro homônimo de Paulo Lins. O filme chegou a representar o Brasil no Oscar, a principal premiação de Hollywood, e concorreu nas categorias de Melhor Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem.
Em 2022, a HBO anunciou que uma série sobre o universo de “Cidade de Deus” estava em desenvolvimento. O projeto foi para frente e estreou no canal de TV paga e no serviço de streaming Max no último domingo (25). A produção é ambientada duas décadas após os acontecimentos do filme e dá continuação à história.
Na trama, a saída de um jovem traficante da cadeia coloca a Cidade de Deus de novo em disputa. Os moradores se veem acuados entre traficantes, milícia e poder público, mas a necessidade de escapar desse ciclo faz a comunidade se unir em torno de um projeto para enfrentar o opressor.
Nomes como Alexandre Rodrigues (Buscapé), Roberta Rodrigues (Berenice), Thiago Martins (Bradock), Sabrina Rosa (Galinha) e Edson Oliveira (Barbantinho) voltam à trama como os mesmos personagens do filme. Eli Ferreira, Andréia Horta, Marcos Palmeira e mais também integram o elenco.
Fernando Meirelles está envolvido na produção, mas a direção ficou sob responsabilidade de Aly Muritiba (“Deserto Particular”) e Bruno Costa.
Depois de mais de 15 anos, Marcos Jorge, que assina a direção e roteiro de “Estômago”, resolveu dar sequência à história de Raimundo, interpretado por João Miguel nas duas versões. A continuação estreia nos cinemas nesta quinta-feira (29).
Na nova trama, o chef conquistou os poderosos na hierarquia da cadeia em que cumpre sua pena. Ele cozinha para o diretor, para o líder dos presidiários e para os carcereiros, com requintes de alta gastronomia. Mas a chegada de um famoso mafioso italiano vai abalar as estruturas e colocará o chef no epicentro de uma disputa de poder.
Nicola Siri, Paulo Miklos, Guenia Lemos, Marco Zenni e os italianos Violante Placido, Guido Beranek, Marisa Laurito e Giorgio Gobbi compõem o elenco. O longa foi filmado no Brasil e na Itália e possui diálogos nos dois idiomas.
Depois de 13 anos do lançamento do primeiro filme, Deborah Secco anunciou a produção de “Bruna Surfistinha 2” nas redes sociais em julho deste ano. Marcus Baldini vai retornar para a direção do segundo filme.
O primeiro longa é uma adaptação do livro “O Doce Veneno do Escorpião: O Diário de uma Garota de Programa”, de Rachel Pacheco. Mais informações sobre a nova trama ainda não foram reveladas. A previsão de estreia também não foi divulgada.