domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaCidade da Espanha transforma cemitérios em usinas solares

Cidade da Espanha transforma cemitérios em usinas solares

Como parte dos esforços para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, uma cidade da Espanha está construindo a maior fazenda solar urbana do país. O que chama a atenção, no entanto, é o local escolhido: os cemitérios.

Leia mais

Painéis solares são alternativa para reduzir impactos das mudanças climáticas (Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock)

Foco na energia solar

  • A cidade de Valência, localizada na costa leste da Espanha, tem como objetivo alcançar a neutralidade climática até 2030.
  • Uma das alternativas para atingir a meta é o investimento em energia renovável, em particular, a energia solar.
  • O grande problema é que empreendimentos do tipo dependem de uma grande área, o que é muito difícil de se encontrar nas grandes cidades.
  • Foi aí que surgiu o “Requiem In Power”, ou “RIP”, o plano das autoridades da cidade para instalar 6.658 painéis fotovoltaicos nos cemitérios da cidade.
Previsão é que os painéis solares gerem até 27% de toda a energia da cidade de Valência (Imagem: Diyana Dimitrova/Shutterstock)

Cemitérios poderão gerar parte da energia da cidade

Os painéis estão sendo instalados sobre as criptas e outras estruturas presentes cinco cemitérios públicos da cidade, com o objetivo de criar uma capacidade total de 2,8 megawatts.

Até agora, 810 painéis foram instalados em três espaços. Isso seria suficiente para produzir 440 mil quilowatts de eletricidade por ano e reduzir as emissões de dióxido de carbono em 140 toneladas por ano.

Quando concluído, o número de painéis fará com que o projeto se torne a maior fazenda solar urbana da Espanha, fornecendo eletricidade principalmente para serviços públicos, mas também para algumas residências locais. A previsão é que os locais gerem até 27% de toda a energia da cidade de Valência.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui