Na semana em que o acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense completa sete anos, uma tentativa de homenagem acabou em polêmica. A cidade de La Unión, localizada na região de Antioquia, na Colômbia, onde ocorreu o acidente em 2016, instalou um avião caído na decoração de Natal no principal parque do município.
A escultura instalada no parque representava a parque traseira do avião caída no solo e, ainda por cima, levava a bandeira da LaMia, empresa responsabilizada pelo acidente que vitimou 71 pessoas. Além disso, a decoração levava luzes natalinas.
A população local se revoltou com a “homenagem” de mau gosto, que caracterizou como desrespeitosa. Após muitas críticas da imprensa local e dos moradores, a decoração foi retirada nesta sexta-feira (24).
A esta hora en #LaUnión y tras la polémica por el alumbrado navideño, la alcaldía del municipio retira la figura que representaba la tragedia de #Chapecoense. pic.twitter.com/JdtxnAR9x6
— Andrés Noreña (@andres_norena) November 24, 2023
O prefeito de La Unión, Edgar Alexander Osorio, publicou uma nota se posicionando sobre o ocorrido.
“Vale ressaltar que a intenção da decoração de Natal nunca foi ferir a sensibilidade da comunidade, mesmo assim, compreendemos e validamos o desconforto que foi causado, por isso pedimos desculpas”, explicou o prefeito.