Na manhã desta terça-feira, 1º, a Receita Federal enfrentou problemas com a liberação do acesso ao programa Meu Imposto de Renda 2025. Previsto para estar disponível às 9h, o sistema só foi liberado às 10h, uma hora depois do planejado. Durante esse período de atraso, os pagadores de impostos que tentaram acessar a plataforma encontraram uma página de erro, que impossibilitou a declaração.
Depois da liberação do sistema, novos problemas surgiram. Tanto o site do Meu Imposto de Renda quanto o portal e-CAC e o aplicativo da Receita Federal apresentaram instabilidades. Isso impediu muitos usuários de acessarem e completarem suas declarações.
A plataforma Downdetector, que monitora a estabilidade de serviços on-line, registrou um aumento nas reclamações de usuários que não conseguiam acessar o sistema. A falha persistiu até o começo da tarde de terça.
Carregamento de dados pré-preenchidos

Apesar das dificuldades enfrentadas, o carregamento dos dados pré-preenchidos ocorreu conforme o planejado. Desde as 9h, essas informações estavam disponíveis para os cidadãos.
Os dados incluíam informações financeiras enviadas por bancos nacionais e estrangeiros, além de registros de bens, direitos, doações, previdência privada e criptoativos adquiridos ou vendidos em 2024.
No dia 17 de março, a Receita já havia disponibilizado informações recebidas de empregadores, imobiliárias, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de prestadores de serviços de saúde. A liberação desses dados foi parte de uma estratégia para facilitar o preenchimento das declarações pelas pessoas.
Mensagens de erro e instabilidade do sistema do Imposto de Renda
Durante o período de instabilidade, diferentes mensagens de erro foram geradas no sistema. No aplicativo, os usuários recebiam a mensagem: “O preenchimento da declaração de 2025, por este meio, somente será liberado no dia 1º de abril.” Já no portal e-CAC, a mensagem era: “Não foi possível completar a operação! É necessário atualizar a lista de declarações para executar novas ações.”
Só queria fazer meu imposto de renda. Dia 1 de abril e o app já tá homenageando o dia da mentira. pic.twitter.com/Es9memjy7E
— César com S (@CesarMA) April 1, 2025
Mesmo depois da liberação completa do sistema, algumas telas de erro persistiram, como a mensagem “503 – Serviço Indisponível”. Em outros momentos, um aviso informava: “Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, contate o suporte do sistema”.
Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), internautas expressaram seu descontentamento com a situação. Alguns ironizaram o fato de o lançamento do programa ocorrer em 1° de abril, conhecido como Dia da Mentira, de modo a relacionar a data aos problemas enfrentados.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Pagadores de impostos que perderem o prazo estão sujeitos a multas, que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido no ano-calendário de 2024.