sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioGeralCiclone extratropical intensifica chegada de frente fria; entenda

Ciclone extratropical intensifica chegada de frente fria; entenda

O site MetSul Meteorologia alertou, nesta quarta-feira, 7, para a chegada de um ciclone extratropical no Brasil. Esse fenômeno deve trazer ventos fortes e intensificar a frente fria no Rio Grande do Sul, no fim desta semana.

Uma área de baixa pressão atmosférica se aprofunda na costa da Província de Buenos Aires, o que dá origem a um ciclone extratropical. O fenômeno vai se deslocar para o norte e o nordeste, o que impacta o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

A formação do sistema começou na noite desta quarta-feira, em um processo conhecido como ciclogênese. Ao longo desta quinta-feira, 8, o centro do ciclone migrará para o norte. O fenômeno deve posicionar-se na foz do Rio da Prata, entre a Província de Buenos Aires e o sul do Uruguai, perto da costa de Montevidéu.

Os ventos aumentarão significativamente no Uruguai nesta quinta-feira, com rajadas intensas de vento. Os departamentos mais afetados serão aqueles no sul do país e próximos ao Rio da Prata, como Colonia, San José, Montevidéu, Canelones e Maldonado.

Há discrepâncias nos dados sobre a intensidade do vento no sul do Uruguai, mas a melhor estimativa é de 70 km/h a 90 km/h. Algumas áreas costeiras podem atingir velocidades acima de 100 km/h.

Ciclone extratropical pode provocar prejuízos aos moradores

O fenômeno pode resultar em destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de cortes de energia. Na sexta-feira 9, o centro do sistema se moverá para o nordeste. As rajadas devem chegar à costa do Rio Grande do Sul, próximo ao litoral sul gaúcho, especialmente na região do Chuí e da Praia do Hermenegildo.

Áreas de baixa pressão devem perder força à medida que o Sul do Brasil começa a ser influenciado por um centro de alta pressão que acompanhará o ingresso da frente fria. No Rio Grande do Sul, o vento aumentará de intensidade na sexta-feira. O Estado deve ter rajadas fortes a muito fortes durante o ingresso da massa de ar frio.

A expectativa é que a velocidade do vento varie de 30 km/h a 50 km/h na maioria das localidades do Rio Grande do Sul. No sul e no leste do Estado, pela proximidade com o oceano e o centro do sistema, o vento deve ser mais forte.

Leia também:

A previsão da MetSul Meteorologia indica rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h no sul e no leste do Estado, nesta sexta-feira. Em áreas costeiras e na região da Lagoa dos Patos, o vento pode ser ainda mais forte, com rajadas de 70 km/h a 90 km/h durante o dia.

Frente fria atinge capital gaúcha

Pessoas se protegem do frio em Porto Alegre
Porto Alegre deve enfrentar frio intenso nesta sexta-feira — 9/8/2024 | Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

Em Porto Alegre e no sul da área metropolitana, o vento deve atingir de 50 km/h a 60 km/h, com rajadas mais fortes em locais com efeitos topográficos, como prédios e morros. O litoral do Rio Grande do Sul deve enfrentar os ventos mais intensos, com rajadas de 70 km/h a 80 km/h na maioria das praias.

No litoral sul, entre o Chuí e Mostardas, as rajadas podem superar 80 km/h e alcançar até 100 km/h em alguns pontos.

A influência do ciclone extratropical será breve. No sábado 7, o vento já deve diminuir. Nesta sexta-feira, o dia mais ventoso, podem ocorrer problemas isolados, como queda de árvores e falta de luz no sul e leste do Estado. Apesar disso, há menor risco, comparado aos ciclones do ano passado.

O vento forte acompanhará a entrada de ar polar no Rio Grande do Sul, o que intensifica a sensação de frio, especialmente à noite. A previsão do tempo indica valores negativos de sensação térmica em locais de maior altitude, embora a temperatura esteja acima de 0ºC na maioria dos pontos.

O vento sobre o mar deve trazer agitação marítima na costa gaúcha no fim da semana. Porém, não se projeta uma ressaca significativa, já que o ciclone não será intenso nem de grande extensão, com um campo de vento forte mais compacto.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui