sexta-feira, novembro 8, 2024
InícioGeralCiclone bomba se forma e atinge o Sul na próxima semana

Ciclone bomba se forma e atinge o Sul na próxima semana

Um ciclone-bomba deve se formar na próxima terça-feira, 12, na altura da costa do Sul do Brasil.

De acordo com a Climatempo, a área de baixa pressão atmosférica pode provocar fortes rajadas de vento, especialmente em áreas próximas ao litoral do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Além da ventania, toda a Região Sul do Brasil está em alerta para chuvas intensas para os próximos dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O que é um ciclone-bomba?

Um ciclone-bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado pela rápida queda na pressão atmosférica em uma tempestade. Com a diminuição abrupta de pressão, a chuva pode se intensificar de forma significativa.

Além disso, o fenômeno é responsável pela ocorrência de fortes rajadas de vento.

A expressão “bomba” refere-se à velocidade com que a pressão cai, um processo chamado de ciclogênese explosiva, que ocorre quando a pressão atmosférica diminui 24 milibares ou mais em 24 horas.

Previsão da Climatempo mostra formação de ciclone bomba na costa da Região Sul | Foto: Reprodução/Climatempo
Previsão da Climatempo mostra formação de ciclone-bomba na costa da Região Sul | Foto: Reprodução/Climatempo

Esse tipo de ciclone se forma geralmente em áreas de latitudes médias, como partes da América do Norte, do Oceano Atlântico e do Pacífico. É comum durante o outono e o inverno, quando há grandes contrastes de temperatura.

Além de fortes ventos, esses fenômenos podem provocar tempestades, enchentes e causar grandes danos devido ao aumento súbito de intensidade.

A previsão é que o ciclone-bomba se forme no Oceano Atlântico e não avance no território brasileiro, ainda que traga rajadas de vento para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui