quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioCiência e tecnologiaCiclone-bomba que passaria pelo Brasil não vai mais ocorrer

Ciclone-bomba que passaria pelo Brasil não vai mais ocorrer

Na última semana, o alerta para a possibilidade de um ciclone-bomba atingir o Brasil deixou o País em atenção. Contudo, nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afastou essa possibilidade.

Um ciclone-bomba é um fenômeno que causa ventos fortes e estava previsto para se formar na região Sul. Segundo o instituto, em nota enviada ao Metrópoles, “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”.

Fenômeno foi previsto na última semana (Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)

Ciclone-bomba não vai mais ocorrer no Brasil

  • Na última semana, modelos climáticos apontavam para o surgimento de um ciclone-bomba próximo ao Uruguai e do Rio Grande do Sul, com capacidade de afetar o clima do Sul brasileiro nesta terça-feira (12);
  • Ele se caracteriza por rápida queda na pressão atmosférica, que gera ventos intensos e, por vezes, chuvas torrenciais e ressacas, ocorrendo sob atuação de baixa pressão;
  • Mas as novas análises meteorológicas do Inmet indicam chegada de massa de ar de alta pressão na região, o que impede que o ciclone se forme;
  • Dessa forma, o Sul deve ter frente fria no resto desta semana.

Santa Catarina e Paraná deverão ter céu nublado e chuvas pontuais, que devem ocorrer irregularmente, com baixos acumulados, em especial nas áreas mais ao norte desses estados.

Já o Rio Grande do Sul deverá ter condições variadas. O oeste e o sul do Estado deverão ter tempo firme. Já na metade norte, é prevista a presença de muitas nuvens, com chuva leve ou garoa.

A massa de ar mais frio que deve chegar ao Estado pode intensificar o vento, que deve atingir entre 50 km/h e 70 km/h no litoral. Contudo, nos próximos dias, espera-se que o clima fique ameno e com menos variação de temperatura, conforme a frente fria progride.

Imagem de ciclone vista do espaço
Massa de ar de alta pressão impede formação de ciclone (Imagem: WikiImages/Pixabay)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui