O Brasil vai encarar mais um dia chuvoso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 23 das 27 capitais do país irão encarar as chuvas em algum momento desta quarta-feira, 4. As exceções nesse sentido serão Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Aracaju.
Na parte da manhã, conforme a previsão do tempo, outra capital não irá lidar com acumulados de água: Belém, na Região Norte. Em contrapartida, a faixa matutina será de trovoadas em Belém e no Rio de Janeiro. Nas demais localidades, o período será de pancadas isoladas e muitas nuvens.
Em relação à parte da tarde desta quarta-feira, o Inmet sinaliza algumas mudanças climáticas entre capitais. No Nordeste, por exemplo, as chuvas só se farão presente em três das nove cidades: Fortaleza, Teresina e São Luís. Enquanto isso, vai chover em todo o Norte e Centro-Oeste. No Sudeste, apenas o nordeste mineiro escapará das instabilidades vespertinas. Já na Região Sul, acumulados estão previstos para todo o Paraná.
A tarde de hoje será de pancadas de chuva e trovoadas em sete capitais estaduais: Porto Velho, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belo Horizonte e Vitória.
Chuvas durante a noite
Para a faixa noturna, a previsão do tempo do Inmet é similar à da tarde. Conforme o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a chuva só não terá vez em nove capitais. Fora as já mencionadas Aracaju, Curitiba, Porto Alegre e Salvador a lista se completa com quatro municípios nordestinos: Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.
Em relações às trovoadas, apenas Porto Velho e Palmas saem da lista. Ou seja, trovões irão permanecer ativos em Vitória, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Apesar de encarar as chuvas no decorrer de toda esta quarta-feira, Boa Vista será a capital com a maior temperatura máxima do dia. De acordo com o Inmet, os termômetros na maior cidade de Roraima irão chegar aos 35ºC. Já em Curitiba e em Porto Alegre, a mínima será de 15ºC.