A intensa chuva que ocorreu em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 23, resultou em elevação do nível da água e provocou novos alagamentos em vários bairros. Em certos locais, foi necessário interromper as atividades de limpeza.
A área central da cidade, que inclui os bairros Menino Deus e Praia de Belas, está em estado de alerta por causa da rápida elevação da água que emergiu de bueiros e bocas de lobo.
Na Rua José de Alencar, a inundação criou uma correnteza que interrompeu o trânsito em frente ao Hospital Mãe de Deus. No local, a limpeza do subsolo teve de ser pausada. Moradores e comerciantes evacuaram a área, e, em alguns pontos, a água já alcança a altura dos joelhos.
Estragos causados pela inundação também foram observados em ruas próximas à Avenida Praia de Belas, que incluem as ruas Botafogo, 17 de Junho, Coronel André Belo, Doutora Rita Lobato e Aureliano de Figueiredo Pinto. As vias ficam perto do Guaíba.
A prefeitura informou que a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 12 está operando com capacidade limitada, o que contribui para o acúmulo de água na área.
Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) trabalham para restabelecer o funcionamento pleno dos motores. O excesso de água pluvial agrava a situação.
Bueiros transbordaram em Porto Alegre
Um incidente similar ocorreu na quarta-feira 22, quando bueiros transbordaram no bairro Praia de Belas. Isso provocou novos bloqueios de acesso a ruas próximas ao Tribunal de Justiça Militar. De acordo com o Dmae, isso aconteceu por causa de uma paralisação temporária da Ebap 16, que serve o bairro e que teve sua energia cortada para a instalação de um novo motor.
Outra dificuldade é que o escoamento da água por meio dos bueiros se dá por gravidade em direção ao Arroio Dilúvio, que recebe excesso de água do Guaíba. Isso causa retorno da água para as ruas.
Alagamentos também foram reportados fora da área de influência da Ebap 12, como no centro histórico, onde a água subiu próximo à Praça Montevidéu, perto da antiga sede da Prefeitura de Porto Alegre e do Mercado Público, onde ainda realizam atividades de limpeza.