O pagamento do Bolsa Família será antecipado para a próxima quinta-feira (18) para famílias que se encontrem em locais sob decreto de situação de emergência devido às chuvas. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, à CNN.
“Onde tivermos uma situação de decreto de emergência, ou calamidade, infelizmente já com mortes verificadas, nós temos uma decisão do presidente Lula, já de pronto, de antecipar o pagamento do Bolsa Família”, afirmou o ministro, enquanto citava o caso do Rio de Janeiro.
Além disso, Dias ressaltou que pessoas desabrigadas receberão benefício de 800 reais para ações de urgência. De acordo com o ministro, os recursos fazem parte do programa “Auxílio Desabrigamento”.
“Comprar um colchão, um lençol, comprar muitas vezes fraldas para crianças, aquelas coisas que quem saiu de casa, ou porque perdeu ou porque precisa, alimentação, o que for necessário”, explicou.
A cidade do Rio de Janeiro está em situação de emergência por causa das fortes chuvas desde domingo (14). O prazo de validade do decreto é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Além da capital, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional analisa o estado de emergência de, pelo menos, mais três municípios fluminenses: Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (15), o governador Cláudio Castro (PL) confirmou 12 mortes decorrentes dos temporais que atingiram o estado durante o fim de semana.
*Publicado por Renata Souza, da CNN
Compartilhe: