O Espírito Santo enfrenta um cenário de destruição devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde a última terça-feira, 7. De acordo a Defesa Civil, a cidade de Serra, na região metropolitana de Vitória, registrou 122,08 mm de chuva nas últimas 24 horas. O boletim também alertou para um alto risco de deslizamentos na capital.
Até o momento, 320 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas em todo o Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de grande perigo para esta quinta-feira, 9, no qual apontava risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
Rodovias e casas foram atingidas pelas chuvas
Em Muniz Freire e Mantenópolis, houve várias quedas de barreiras, e ruas ficaram alagadas. O Rio Muqui do Sul, em Mimoso do Sul, transbordou na noite desta quarta-feira, 8, o que fez alguns moradores serem retirados de suas casas.
🆘🚨 #DESTRUIÇÃO E #TRISTEZA #MIMOSO🆘🚨
Chuvas passaram fortes pelo Espírito Santo e assustou moradores que relatam, “perdemos tudo”, mas não perdemos a esperança e dignidade. pic.twitter.com/mCJFX1G7jy
— Ação e Reação (@reacao_acao) March 23, 2024
No centro do município de Aracruz, um muro desabou e uma árvore caiu sobre uma estrada rural na ES-124, atingindo uma residência e deixando duas pessoas desalojadas. Em Rio Bananal, os bombeiros precisaram resgatar diversas famílias de suas casas devido à inundação causada pelo rompimento de uma barragem.
A rodovia ES-245, que liga Linhares a Rio Bananal, está totalmente interditada, sem previsão de liberação, devido ao acúmulo de água sobre a pista. Em Santa Tereza e Santa Leopoldina, rios inundaram várias casas da população ribeirinha local. Em Iúna, um deslizamento de terra no trecho sentido Ibitirama atingiu um carro, mas felizmente ninguém ficou ferido.