Nesta segunda-feira, 14, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para o Distrito Federal e para 9 Estados brasileiros.
Na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, por exemplo, o estado de atenção começou às 10h de hoje e deve continuar até o meio-dia de amanhã, terça-feira 15.
A previsão é de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Esse alerta, classificado na cor amarela, afeta o extremo oeste da Bahia, na região do Parque Nacional Grande Sertão Veredas; o norte de São Paulo, especialmente São José do Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto; o centro e o extremo leste de Minas Gerais, incluindo Montes Claros e Uberlândia; e o extremo leste de Mato Grosso do Sul.
Veja todas as áreas afetadas:
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Central Mineira;
- São José do Rio Preto;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Ribeirão Preto;
- Noroeste de Minas;
- Norte de Minas;
- Sul goiano;
- Sul/Sudoeste de Minas Gerais;
- Extremo oeste baiano;
- Oeste de Minas Gerais; e
- Leste goiano.
Chuvas intensas devem chegar ao Centro-Oeste e ao Norte
Há mais regiões em alerta, segundo o instituto. O restante do Estado de Goiás, assim como Brasília, a metade sul do Tocantins, a totalidade de Mato Grosso e de Rondônia, seguirão em estado de alerta até o meio-dia da quarta-feira 16.
Em caso de rajadas de vento, os cidadãos devem evitar abrigos debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Por fim, é recomendável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Veja as áreas afetadas:
- Centro goiano;
- Leste goiano;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro-Sul mato-grossense;
- Sul goiano;
- Nordeste mato-grossense;
- Oriental do Tocantins;
- Norte mato-grossense;
- Leste rondoniense;
- Sudeste mato-grossense;
- Norte goiano;
- Noroeste goiano;
- Sudoeste mato-grossense;
- Distrito Federal; e
- Madeira-guaporé.
A metade sul e o extremo oeste do Amazonas, incluindo a capital, Manaus, e a totalidade do Acre permanecerão sob alerta amarelo até 10h desta terça-feira.
Veja todas as áreas afetadas:
- Vale do Acre;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Sul Amazonense;
- Norte Amazonense;
- Norte Mato-grossense;
- Vale do Juruá; e
- Madeira-Guaporé.
Para esclarecer demais dúvidas, os cidadãos podem recorrer à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).