sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralChuvas intensas se espalham pelo Brasil; confira os alertas

Chuvas intensas se espalham pelo Brasil; confira os alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas pelo Brasil na noite desta terça-feira, 16.

Foram emitidos dois tipos de alertas. O laranja representa perigo; e o amarelo, perigo em potencial, conforme se vê no mapa abaixo.

Inmet
A pessoa deve desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, em caso de raios | Foto: Reprodução/Inmet

No nordeste da Bahia, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/hora ou 50 a 100 mm/dia. Além disso, estão previstos ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de alagamentos e descargas elétricas. O alerta termina nesta quarta-feira, às 10h.

Nordeste da Bahia
Para mais informações, basta ligar para a Defesa Civil pelo número 199; ou ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 | Foto: Reprodução/Inmet

Para o Amazonas, o alerta é de chuva, mas há baixo risco de corte de energia elétrica 

Nos Estados do Amazonas e do Acre, a chuva vai estar entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia. Os ventos serão de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Esse mesmo alerta vale para o Estado de São Paulo.

Amazonas
A instrução do Inmet é para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas | Foto: Reprodução/Inmet

No sul e oeste d3 Mato Grosso do Sul, haverá chuvas intensas. O volume da água vai chegar de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Os ventos também vão chegar até 100 km/h.

Mato Grosso do Sul
Nos Estados do Amazonas e do Acre, a chuva vai estar entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia | Foto: Reprodução/Inmet

A instrução do Inmet é para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A pessoa também deve desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, em caso de raios.

Para mais informações, basta ligar para a Defesa Civil, pelo número 199; ou ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui