sábado, fevereiro 1, 2025
InícioGeralChuvas intensas em São Paulo deixam regiões alagadas

Chuvas intensas em São Paulo deixam regiões alagadas

Depois das intensas chuvas que atingiram São Paulo nesta sexta-feira, 31, a capital paulista amanheceu este sábado, 1º, com diversos pontos de alagamento. A região do Jardim Pantanal, na zona leste da cidade, permanece embaixo d´água. Além disso, a Marginal Tietê apresenta vários pontos intransitáveis na zona norte.

Veja a situação na área nessas imagens compartilhadas na manhã de hoje, no Twitter/X:

A Defesa Civil emitiu alertas de riscos severos para os moradores: “A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo até o próximo domingo, por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no Estado de São Paulo na quarta-feira, 29”, disse o órgão, em comunicado oficial.

Segundo comunicado, “esse fenômeno meteorológico virá com chuvas persistentes e volumosas e tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do Estado”.

As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já houve registros de enchentes e deslizamentos. Este vídeo mostra policiais militares resgatando família que teve casa alagada pela chuva na zona leste da capital:

As autoridades alertam para o risco de novas inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra.

O fim de semana promete ser de chuvas intensas não apenas na capital, mas em todo o Estado de São Paulo.

Pontos críticos de alagamento em São Paulo

Chuvas podem causar alagamentos em algumas regiões
Chuvas causam alagamentos em diversas regiões | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Durante a tempestade de sexta-feira, foram registrados dez pontos de alagamento, três córregos extravasados e cinco em estado de atenção, além de um deslizamento de terra e 19 quedas de árvores.

Na manhã deste sábado, a capital paulista já registrava 22 pontos de alagamento. As áreas mais afetadas incluem Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Santana na zona norte, a Lapa na zona oeste, além de Itaquera, São Miguel Paulista e Penha na zona leste.

Embora o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas tenha encerrado o estado de atenção às 6h30, muitos pontos críticos permanecem ativos na cidade.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui