O site MetSul Meteorologia prevê um aumento significativo de chuvas extremas no Brasil, nas próximas semanas. A projeção se baseia em análises de modelos meteorológicos de curto e médio prazos. O portal divulgou a previsão do tempo na segunda-feira 28.
O país passa por uma mudança no padrão climático, com a transição do período de seca do outono e inverno para o retorno das chuvas frequentes na primavera.
Recentemente, em São Paulo, chuvas excessivas causaram tragédias. Temporais com ventos fortes e altos volumes de precipitação em curtos intervalos de tempo resultaram em danos consideráveis.
Em Campinas (SP), um jovem de 22 anos morreu ao ser arrastado por uma enxurrada. Em Jundiaí, uma mulher de 25 anos foi encontrada morta em um carro submerso depois de uma tempestade.
No Triângulo Mineiro, em Uberaba, oito pessoas, incluindo duas crianças, enfrentaram situações perigosas ao serem arrastadas por enxurradas. O Corpo de Bombeiros foi mobilizado para resgatar as vítimas, que ficaram ilhadas ou quase submersas em veículos inundados.
Com a chegada do verão, as chuvas intensas e localizadas tendem a se tornar mais comuns, o que resulta em alagamentos e inundações rápidas. Historicamente, os meses de verão, entre dezembro e fevereiro, são mais propensos a essas ocorrências. No entanto, já em novembro, observa-se um aumento na frequência desses eventos.
Chuvas se intensificam
Durante os meses mais frios do ano, de abril a outubro, as chuvas no Brasil são geralmente causadas por sistemas meteorológicos de grande escala. No período mais quente, entre novembro e março, basta o calor e a umidade para formar nuvens carregadas que resultam em chuvas intensas e localizadas.
Essas chuvas intensas em curtos períodos podem levar a alagamentos significativos e inundações repentinas. Em dias de calor extremo, o risco de tempestades severas com ventos fortes e chuvas torrenciais aumenta. As precipitações afetam especialmente áreas urbanas, onde a infraestrutura não consegue suportar a quantidade de água.
Nos próximos 30 a 45 dias, espera-se que as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil experimentem chuvas acima da média histórica. A Metsul prevê uma redução das chuvas no Sul, enquanto o canal de umidade da Amazônia deverá influenciar mais a porção central do Brasil.
Em Minas Gerais, cidades já registram chuvas superiores à média histórica. Já Goiânia, por exemplo, acumulou até 27 de outubro um total de 310,9 mm de precipitação, muito acima da média de 144,1 mm para o mês. Este padrão de precipitação elevada deve continuar, o que aumenta o risco de eventos extremos.
Goiás e Minas Gerais são vistos como os Estados com maior risco de chuvas excessivas e enxurradas. Este risco se estende a partes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Previsão do tempo para esta terça-feira, 29, nas capitais:
Norte
- Rio Branco: parcialmente nublado, com máxima de 34°C;
- Manaus: céu parcialmente nublado, máxima de 34°C;
- Macapá: sol e algumas nuvens, sem previsão de chuva, máxima de 32°C;
- Belém: nublado, com pancadas de chuva, máxima de 31°C;
- Boa Vista: sol entre nuvens, máxima de 34°C;
- Palmas: sol, máxima de 36°C; e
- Porto Velho: parcialmente nublado, máxima de 35°C.
Nordeste
- Fortaleza: sol e poucas nuvens, máxima de 30°C;
- Maceió: céu claro, máxima de 29°C;
- Salvador: sol com poucas nuvens, máxima de 28°C;
- João Pessoa: sol entre nuvens, máxima de 30°C;
- São Luís: sol com pancadas de chuva isoladas, máxima de 31°C;
- Teresina: sol com períodos de nublado, máxima de 35°C;
- Aracaju: céu parcialmente nublado, máxima de 29°C;
- Natal: sol e tempo seco, máxima de 31°C; e
- Recife: céu parcialmente nublado, máxima de 30°C.
Centro-Oeste
- Brasília: céu limpo, máxima de 29°C;
- Goiânia: parcialmente nublado, máxima de 32°C;
- Cuiabá: sol entre nuvens, máxima de 38°C; e
- Campo Grande: céu parcialmente nublado, máxima de 35°C.
Sudeste
- São Paulo: nublado, com pancadas de chuva, máxima de 28°C;
- Rio de Janeiro: parcialmente nublado, máxima de 30°C;
- Vitória: sol e algumas nuvens, máxima de 30°C; e
- Belo Horizonte: sol entre nuvens, máxima de 31°C.
Sul
- Porto Alegre: céu nublado, máxima de 28°C;
- Curitiba: parcialmente nublado com pancadas de chuva, máxima de 26°C; e
- Florianópolis: sol entre nuvens, máxima de 27°C.