Nesta segunda-feira, 9, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta sobre o risco de eventos geo-hidrológicos para a Região Sul do Brasil e o Estado de São Paulo. Há risco de fortes pancadas de chuva e “alagamentos generalizados”.
Previsões mostram alta probabilidade de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Vale do Itajaí, sul e norte de Santa Catarina. A Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, também enfrenta risco elevado por causa do acúmulo pluviométrico das últimas 24 horas, combinado com previsões de mais chuvas intensas.
Nessas áreas, há potencial para enxurradas, alagamentos generalizados e inundações em pequenas bacias. Há preocupação moderada em outras regiões de Santa Catarina, como a Serrana e Grande Florianópolis, além do oeste do Estado.
No Paraná, as áreas oeste, sudeste, centro-sul e sudoeste apresentam risco moderado. Nessas localidades, as chuvas podem causar enxurradas, inundações pontuais em zonas urbanas e alagamentos temporários em áreas baixas.
No campo geológico, o litoral sul de São Paulo está sob alta ameaça de movimentos de massa, que são fenômenos naturais que consistem no deslocamento de solo, rochas, sedimentos ou vegetação. A possibilidade de deslizamentos também é considerada moderada nas mesorregiões de Sorocaba até a metropolitana de São Paulo.
Chuva causa risco de deslizamentos

De acordo com o monitoramento do Cemaden, há risco geológico em todo o Estado de Santa Catarina e em parte do Paraná e de São Paulo. Nessas áreas, as condições são favoráveis a deslizamentos pontuais e quedas de barreiras em estradas e rodovias, por causa do encharcamento do solo causado pelas chuvas intensas previstas.
O maior risco — muito alto — é no leste do Paraná, que inclui todo o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba.
Em Santa Catarina, há risco alto para as regiões do Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis e norte catarinense. O risco elevado também se observa no leste e litoral de São Paulo.
A previsão meteorológica mostra chuvas significativas com possibilidade de pancadas intensas, capazes de deflagrar deslizamentos em áreas suscetíveis. As autoridades locais estão em alerta e recomendam que a população siga as orientações de segurança.