São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos, na tarde desta quarta-feira, 23, em virtude da chuva que atingiu a cidade. Até as 18h, o Corpo de Bombeiros havia atendido 22 casos de quedas de árvores e sete de alagamentos.
Na Chácara Santo Antônio, zona sul, um morador registrou a explosão de um gerador de energia. Em 11 de outubro, um temporal causou apagão e deixou imóveis sem energia por cerca de seis dias, até a normalização pela Enel em 17 de outubro.
Segundo boletim da Enel, às 18h55, mais de 70 mil imóveis estavam sem luz. Às 17h56, logo depois de o estado de atenção ser decretado, eram quase 35 mil imóveis afetados, o que indica um aumento de 110% em uma hora.
A chuva também provocou o desvio de dois voos que pousariam em Congonhas para outros aeroportos. A Aena, responsável pelo aeroporto, divulgou que o local “opera por instrumentos”, procedimento comum em situações de baixa visibilidade.
Forte chuva atinge São Paulo e deixa a capital em estado de atenção para alagamentos. 👇 pic.twitter.com/uIM3Sx09IW
— Erika🌹 🇧🇷❤️ A curiosidade tem o seu charme. (@terrivelmenteJb) October 23, 2024
Na zona leste, a estação São Miguel da CPTM está inundada. Já na zona oeste, a travessa João Matias, na Pompeia, está alagada. A Companhia de Engenharia de Tráfego relatou que, até as 18h30, 19 semáforos estavam apagados por causa da falta de energia ou falha.
Com isso, o trânsito na cidade registrou 705 km de lentidão, segundo dados da CET, o que evidencia o impacto das chuvas na mobilidade urbana.
A previsão do tempo alertava para chuva em São Paulo
O período úmido no Brasil começou efetivamente na semana passada, com maior intensidade nas regiões centro-norte e leste do país. Esse fenômeno provocou chuvas intensas e tempestades em diversas cidades do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Nesta semana, o cenário será o mesmo. É o que mostra a previsão do tempo elaborada pelo site especializado Meteored. Eventos mais significativos ocorrerão no Brasil central, com abrangência em partes das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.
Em regiões de São Paulo, a chuvas isoladas e de curta duração estavam previstas. Pela manhã, há previsão de chuvas leves e abrangentes no centro-sul, no oeste e no norte de São Paulo. No leste paulista, havia possibilidade de chuviscos no litoral centro-sul e na região metropolitana da capital.