Vitória e São Paulo pisam no gramado do estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, em fases opostas. Ainda sem vencer nesta Série A do Campeonato Brasileiro, os donos da casa vivem uma espécie de choque de realidade após a conquista do Estadual.
Já o Tricolor começa a navegar em águas calmas. Desde a chegada do técnico Luis Zubeldía, a equipe está invicta e tenta subir mais um degrau no estágio de evolução na partida deste domingo (5), às 16h (de Brasílila), pela quinta rodada.
Desde o título do Campeonato Baiano, o Vitória não vive um bom momento. Em três jogos pela Série A, a equipe treinada por Léo Condé acumula duas derrotas e um empate, com apenas três gols marcados e seis sofridos. Além disso, foi derrotada pelo Botafogo no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, na última quinta-feira (2), no Nilton Santos.
A última vitória do Leão foi justamente na decisão estadual, contra o Bahia, por 3 a 2, no Barradão. E é justamente no poder que o Rubro-Negro já demonstrou dentro de casa que reside a confiança do torcedor. Para o jogo contra o São Paulo, são esperadas mais de 20 mil pessoas no estádio do Vitória, que tem capacidade para pouco mais de 30 mil.
Neste momento, o Leão abriu a rodada dentro da zona de rebaixamento, com apenas um ponto somado. Mesmo que vença o Tricolor Paulista, o clube baiano pode permanecer no Z4 ao fim da quinta rodada.
É importante ressaltar que o Vitória tem um jogo a menos do que a maioria dos adversários da Série A, visto que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Vitória tem os seguintes desfalques confirmados:
- O lateral-esquerdo Felipe Vieira está em processo de transição física após uma reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
- O zagueiro Camutanga, que voltou a sentir o joelho no jogo contra o Botafogo, é dúvida. Já o volante Rodrigo Andrade, recuperado de um desconforto na coxa, pode pintar na relação.
Já o São Paulo entra em campo com o retrospecto de quatro jogos sem perder, somando Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. São três vitórias e apenas um empate. Desses confrontos, três são são sob o comando de Luis Zubeldía.
O treinador argentino, em meio a uma maratona de jogos, dá sinais de rápido entendimento do elenco, mudando de esquema e até escalando reservas, como aconteceu na última partida, com vitória de 3 a 1 sobre o Águia de Marabá, no estádio Mangueirão, em Belém, no Pará.
Dentro das partidas e das poucas sessões de treino, tenta passar a ideia de jogo para o time continuar em recuperação na temporada. Nos jogos em que esteve sob seu comando, o Tricolor sofreu apenas um gol.
“O futebol é certo que é confiança, é emocional. Mas, para estar com confiança e estar emocionalmente bem, é muito importante a ideia de jogo. Assim, seguiremos trabalhando para que o jogo possa responder cada vez melhor”, disse, na última entrevista coletiva.
Para a partida diante do Vitória, o São Paulo tem a volta dos principais jogadores, que foram poupados do triunfo na Copa do Brasil, em solo paraense.
Na escalação, as principais dúvidas ficam por conta da lateral esquerda, onde Patryck e Michel Araujo disputam posição, e da cabeça de área, que pode ter Bobadilla ou Luiz Gustavo. Há também a possibilidade de o time jogar com dois ou três zagueiros.
Para o confronto, o Tricolor tem os seguintes desfalques confirmados:
- O atacante Wellington Rato trata uma lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo;
- O lateral-direito Rafinha teve uma fratura na fíbula esquerda;
- O lateral-esquerdo Welington, que sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito;
O São Paulo abriu a quinta rodada com quatro pontos somados.
Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Zeca, Camutanga (Bruno Uvini), Wagner Leonardo e PK; Willian OLiveira, Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Patryck (Michel Araujo); Luiz Gustavo (Bobadilla), Alisson, André Silva, Luciano e Ferreira (Ferraresi ou Diego Costa); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía
- Data e horário: 5 de maio de 2024, às 16h (de Brasília)
- Árbitro: Ramon Abatti Abel-FIFA (SC)
- Auxiliares: Thiaggo Americano Labes (SC) e Gizeli Casaril (SC)
- Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques-FIFA (PR)
- Transmissão: Globo e Premiere