sábado, outubro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaChina espera 'calor escaldante' e extremos climáticos em 2024

China espera ‘calor escaldante’ e extremos climáticos em 2024

A China enfrenta um dos meses de dezembro mais gelados já registrados, mas isso não significa que o país vai se livrar de novas rodadas de calor e condições climáticas extremas em 2024 devido à influência do fenômeno climático El Niño. Pelo menos é o que alertam os especialistas.

2024 pode ser mais quente e também um ano em que condições climáticas extremas podem se tornar mais frequentes e poderosas



Zhou Bing, especialista-chefe do Centro Nacional do Clima da China, em um relatório da emissora estatal CCTV

Zhao acrescenta que estas condições climáticas extremas podem vir “mais pronunciadas” logo após o El Niño, fenômeno no qual as águas perto do equador no Pacífico ficam mais quentes que o normal, ocasionando fortes chuvas, tempestades ou secas em algumas partes do mundo.

No verão passado, Pequim registrou recorde de calor. Imagem: MarcoFigueira/Shutterstock

O El Niño deste ano começou em junho e estabeleceu novas máximas de temperatura em todo o mundo. Os especialistas meteorológicos preveem que o fenômeno deve desaparecer entre abril e junho do próximo ano, ou seja, poderá haver mais recordes de temperatura quebrados em 2024.

Influência do El Niño na China

  • O fenômeno climático normalmente traz invernos mais quentes na China.
  • Especialistas disseram que o El Niño, combinado com rajadas de ventos frios do Ártico no início deste mês, derrubou a temperatura para menos de 40 graus Celsius negativos em algumas áreas, com a circulação de ar frio persistindo até o início do novo ano (Via: Reuters).
  • Condições meteorológicas extremas, com altas temperaturas, chuvas fortes e tempestades de areia também têm sido frequentes este ano, alerta o Beijing News.

Vale destacar que o país também passou por temperaturas mais altas desde 1850. No verão passado, Pequim registrou recorde de calor, enquanto uma cidade remota no noroeste do país registrou o dia mais quente já visto no país, com impressionantes 52 graus Celsius. Tufões também trouxeram chuvas recordes no norte, causando inundações generalizadas.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui