sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaChina detecta três novos pulsares em aglomerado globular antigo

China detecta três novos pulsares em aglomerado globular antigo

Localizado em Guizhou, uma província montanhosa no sudoeste da China, o Telescópio Esférico de Rádio de Abertura de 500 metros (FAST), popularmente chamado de “Olho do Céu”, é o maior e mais sensível radiotelescópio do mundo, além de ser o único telescópio gigante de prato individual em todo o planeta.

Através dele, astrônomos descobriram três novos pulsares em um antigo aglomerado globular galáctico conhecido como Messier 15, sendo que dois são pulsares de longo período, enquanto o outro gira tão rapidamente que foi classificado como pulsar de milissegundos. Esses resultados foram descritos recentemente em um artigo que está disponível no servidor de pré-impressão arXiv, aguardando revisão por pares.



O que são pulsares:

  • Pulsares são estrelas de nêutrons altamente magnetizadas, em rotação, emitindo um feixe de radiação eletromagnética;
  • Os pulsares de rotação mais rápida, com períodos de rotação inferiores a 30 milissegundos, são conhecidos como pulsares de milissegundos (MSPs);
  • Eles são formados em sistemas binários quando o componente inicialmente mais massivo se transforma em uma estrela de nêutrons, que gira devido à acreção de matéria da estrela secundária.

Localizado a cerca de 35,7 mil anos-luz de distância da Terra, o Messier 15 (também conhecido como NGC 7078) é um aglomerado globular de estrelas localizado na constelação de Pégaso, com um raio de cerca de 88 anos-luz e uma massa estimada em 560 mil vezes a do Sol. 

Com cerca de 12 bilhões de anos, é um dos aglomerados globulares galácticos mais antigos. É também um dos mais pobres em metais, com uma metalicidade de aproximadamente -2,25, além de ser um dos mais densamente compactados em nossa galáxia.

Observações anteriores dessa região detectaram nove pulsares, com o primeiro sendo identificado em 1989. De acordo com simulações, Messier 15 é possivelmente um dos aglomerados globulares com maior número de pulsares. 

Posições dos pulsares e posições da fonte de raios-X no aglomerado Messier 15. Crédito: arXiv (2023). DOI: 10.48550/arxiv.2312.06067

Exatamente por isso que uma equipe de pesquisadores liderada por Yuxiao Wu, da Universidade de Correios e Telecomunicações de Chongqing, na China, decidiu realizar uma busca por pulsares neste aglomerado usando o FAST.

Os pulsares recém-descobertos receberam as designações PSR J2129+1210J, que é um MPS, PSR J2129+1210K e PSR J2129+1210L, que são pulsares de longo período.

De acordo com o estudo, o PSR J2129+1210J é um pulsar isolado com um período de rotação de aproximadamente 11,84 milissegundos e sua medida de dispersão foi calculada em 66,68 pc/cm3. 

Por sua vez, o PSR J2129+1210K tem um período de rotação de cerca de 1,93 segundos e uma medida de dispersão de 68,01 pc/csm3.

Com um período de rotação de 3,96 segundos, o PSR J2129+1210L é o pulsar de giro mais longo em um aglomerado globular conhecido até hoje. A medida de dispersão desse pulsar é de aproximadamente 67,1 pc/cm3.

Novos estudos podem trazer mais informações sobre esses três pulsares, como sua localização exata no Messier 15.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui