Na noite desta quinta-feira (18), por volta das 22h50 (horário de Brasília), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a cidade de Antofagasta (Chile), segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês).
O tremor ocorreu a 126 km de profundidade, mas o serviço hidrográfico chileno descartou a chance de tsunami e afirmou: “O tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.
O presidente chileno, Gabriel Boric, disse, em publicação no X, que “já entre em contato com a governadora da região” e que, até agora, “não há informações de danos ou de pessoas feridas”. Além disso, Boric apontou que equipes de socorro estão se movendo para a região.
Terremoto no Chile foi sentido em São Paulo
- Moradores de diversos bairros de São Paulo (SP) e Guarulhos (SP) foram às redes sociais relatar que suas casas e apartamentos balançaram;
- Na Capital, existem relatos de tremores em Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, Santana e Tatuapé;
- À Folha de S.Paulo, a dona de casa Marli Pinto Silva, 75 anos, estava em seu apartamento, no 10º andar, em Santana, zona norte da Capital, quando sentiu o tremor:
- “Estava sentada na cama, fazendo tricô, e senti uma tontura”, conta. “Quando coloquei os pés no chão, percebi que estava balançando.” Foi aí então que ela chamou o marido, que estava apoiado em um móvel, para se proteger;
- Outros moradores também experienciaram uma sensação de mal-estar enquanto o terremoto estava em curso;
- Em Guarulhos (SP), moradores de um prédio na Vila Augusta precisaram ir para a rua por medo do terremoto.
A seguir, veja alguns dos relatos e vídeos publicados por paulistas que sentiram o tremor no Chile: