A chegada de Lionel Messi ao Inter Miami, clube de futebol dos Estados Unidos, em julho de 2023, aumentou as visitas no site da Adidas em 60%. A marca de artigos esportivos analisou o período crescente de 12 meses até o dia 1º de maio do ano passado. O departamento infantil também teve um impacto positivo de 40%.
A revista Footwear News afirmou que a presença do jogador argentino nos Estados Unidos reflete tanto no aumento de visitas no site da Adidas quanto no número de camisetas vendidas. Essa onda ficou conhecida como “Efeito Messi”.
O relatório da Adidas também apresentou os Estados norte-americanos que mais compraram as camisetas do Inter Miami e da Argentina com o nome de Messi. A Flórida, onde o camisa 10 atua, lidera em ambos os rankings. As outras regiões que mais compram a camiseta do Miami são:
- Washington D.C;
- Nova Jersey;
- Massachusetts; e
- Nova York.
Já os lugares que mais compram a camiseta de número 10 da Argentina, com o nome do atacante estampado nas costas, são:
- Nova Jersey;
- Califórnia;
- Delaware; e
- Nova York.
Investimentos da Adidas e a importância de Messi nos Estados Unidos
A Adidas direciona grande parte dos recursos para o desenvolvimento do futebol juvenil. A marca investe cerca de US$ 14,7 milhões em produtos e incentivos financeiros em parceiros sem fins lucrativos. A Fundação de Futebol dos EUA é um dos braços esportivos que recebem a doação.
O Efeito Messi abrange diversas áreas de atuação do argentino. Sua influência nos EUA atinge positivamente a propagação da Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol no país, para o mundo.
A presença de Messi na MLS também projeta uma grande expectativa de mercado para a realização da Copa América de 2024, o Mundial de Clubes de 2025 e a Copa do Mundo de 2022. Os três eventos serão realizados nos EUA.