Com a previsão de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, o clima no país deve apresentar instabilidade e tempestades nesta semana. A empresa de meteorologia Climatempo divulgou a informação. A umidade elevada na região contribui para a formação do fenômeno, que se iniciará entre quarta-feira 23 e quinta-feira 24 nos Estados do Sul.
O ciclone pode ser perigoso. Meteorologistas alertam para a possibilidade de pressão atmosférica muito baixa em seu centro, o que gera tempestades e ventos intensos. A frente fria associada ao ciclone deve avançar até o litoral de São Paulo.
Nesta segunda-feira, 21, a probabilidade de chuva em São Paulo é baixa, mas nesta terça-feira, 22, as condições para pancadas de chuva aumentam, segundo a Climatempo. Na quarta-feira, há risco de temporais em todo o Estado.
Tempestades no Centro-Oeste
No Sudeste, uma frente fria se afasta do Espírito Santo, mas nuvens permanecem no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Já no Centro-Oeste, o ar quente e úmido continua, o que provoca pancadas de chuva com raios, com possibilidade de tempestades, à tarde e à noite em todos os Estados da região e no Distrito Federal.
No Nordeste, a massa de ar seco predominará, mas chuvas ainda são possíveis no início da semana no interior da Bahia, no Maranhão e no Piauí. Na Região Norte, a previsão de chuva é baixa, com maiores chances no centro-oeste e no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia.