A notícia dos quatro fechamentos de estúdios no Xbox continua a dominar as notícias de jogos esta semana, e vimos muitas figuras notáveis ( incluindo o chefe da Arkane Lyon) compartilhando suas idéias sobre a situação atual.
O CEO da Arrowhead Studios, desenvolvedora de Helldivers 2por exemplo, acumulou mais de 16.000 curtidas com seu tweet ontem, no qual questionou por que a Tango Gameworks estava fechando totalmente em vez de ser vendida:
Não entendo o fechamento de @TangoGameworks, quer dizer… Por que fechar em vez de desinvestir? Certamente a equipe teria facilmente conseguido encontrar um novo lar.
Eu não entendo o fechamento de @TangoGameworks, quero dizer… Por que fechar em vez de desinvestir? Certamente a equipe teria facilmente conseguido encontrar um novo lar.
-Pilestedt (@Pilestedt) 7 de maio de 2024
Também vimos uma reação interessante do CEO da Moon Studios, Thomas Mahler, que apontou a situação como a razão pela qual sua empresa nunca vendeu para uma grande editora – usando um exemplo da EA nos anos 90 sobre por que ele sempre foi cauteloso:
“Para todos que me incomodam há anos sobre por que não permitimos que a Moon Studios fosse adquirida por uma grande editora… É por isso. Vivi os anos 90 e vi o que aconteceu quando estúdios menores foram adquiridos pela EA. Nunca mais.”
Já estou na indústria há tempo suficiente para ver como as coisas se desenrolam de ambos os lados e, honestamente, não sou fã da cultura de indignação que criamos atualmente.
Ouça-me por um segundo. Eu sei que é de pouco conforto para as pessoas que perderam seus empregos hoje, mas acho que…
-thomasmahler (@thomasmahler) 8 de maio de 2024
No entanto, Mahler também alertou que pode ter havido “negociações internas por um tempo que explicariam razoavelmente esta situação”, e que ele “raramente viu decisões sendo tomadas nessa escala que simplesmente não fizessem absolutamente nenhum sentido”.
“Pode muito bem ser que a Microsoft já tenha tido discussões anteriores com estes estúdios e tenham sido tomadas decisões para fechar estes estúdios, a fim de permitir que se reformem de uma forma mais eficiente, apenas para depois fazer acordos com estes novos empreendimentos novamente.”
“Vejamos o Tango Gameworks, por exemplo. Eles acabaram de criar o excelente Hi-Fi Rush, que todos adoraram. E talvez a maneira de fazer mais dessas coisas seja aquela equipe principal formar um novo empreendimento para que possam se concentrar em fazer mais do que isso, mas não dentro da configuração – provavelmente inchada – que eles tinham antes.”
Seja qual for o caso, há claramente muitas opiniões fortes circulando sobre a recente lista de fechamentos de estúdios do Xbox no momento, e todos, compreensivelmente, parecem muito decepcionados com as notícias desta semana.
Pode demorar um pouco, mas esperamos que surjam mais informações sobre exatamente por que o Xbox tomou essas decisões.