Phil Spencer, chefão da divisão de jogos da Microsoft, confirmou que a empresa está desenvolvendo uma versão portátil do Xbox. No entanto, o executivo afirmou que o novo console deve demorar alguns anos para chegar ao mercado.
“A expectativa é que façamos algo”, afirmou Spencer em uma entrevista à Bloomberg, logo destacando que ainda está longe de ter algo concreto. “Mas a longo prazo. Eu adoro criar dispositivos. E acredito que nossa equipe consegue fazer um trabalho bastante inovador, mas queremos estar informados ao aprender e entender o que está acontecendo no momento”, disse.
Rumores de um Xbox portátil não são recentes, e ganharam força com outras declarações de Spencer no passado. Em fevereiro de 2024, o executivo disse ser “um grande fã de portáteis”. Ele também já elogiou alguns dispositivos como o Lenovo Legion Go, um portátil voltado a jogos via streaming como os oferecidos pela própria Microsoft através do Xbox Cloud Gaming.
Xbox: Microsoft reforça diferentes opções para jogar
As declarações de Spencer ocorrem em um momento em que a Microsoft anuncia uma nova estratégia de marketing para o Xbox, com foco nas opções oferecidas pelo Xbox Cloud Gaming. A nova peça reforça como é possível rodar games em diferentes aparelhos, seja um PC, um console, ou smartphones e tablets.
Resta saber qual caminho a Microsoft seguirá com o seu futuro portátil. Parece improvável que ele seja uma plataforma independente, como o Nintendo Switch — ou seja, que precisa de jogos desenvolvidos especificamente para ele. A Microsoft pode se inspirar em empresas como a própria Lenovo, ou a Asus e a Valve, que lançaram PCs portáteis potentes compatíveis com bibliotecas de jogos como Steam e Windows.
Nesse caso, além de fortalecer a oferta de games na Microsoft Store, a loja oficial do Windows, a empresa também ofereceria um produto bastante atrativo para gamers que já possuem uma biblioteca construída ao longo de anos no PC, em vez de exigir que tudo seja comprado novamente.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.