Conhecido principalmente por seu trabalho na franquia “Homem de Ferro”, da Marvel, Jon Favreau lançou “Chef” em 2014, filme que protagoniza e dirige. O título será exibido na Sessão da Tarde desta segunda-feira (9).
Na trama, um renomado chef de cozinha de Los Angeles recebe uma avaliação de negativa de um crítico especializado, que o leva a refletir sobre o trabalho e percebe que não tem a liberdade que gostaria na cozinha. Com a ajuda da família e amigos, ele abre um food truck de comida caseira na cidade onde começou a carreira: Miami.
Além Favreau, nomes como Robert Downey Jr. (“Homem de Ferro” e “Oppenheimer”), Scarlett Johansson (“Encontros e Desencontros” e “Lucy”), Dustin Hoffman (“Rain Man” e “A Primeira Noite de um Homem”) e Sofía Vergara (“Modern Family” e “Griselda“) compõem o elenco.
O filme foi bem recebido pela crítica especializada e público, com uma aprovação acima de 85%, mas também foi elogiado pelo chef duas vezes premiado com a estrela Michelin Paul Liebrandt, um dos donos do restaurante Corton, em Nova York.
Em uma entrevista ao portal Insider este ano, uma década após o lançamento, o cozinheiro britânico afirmou que a trama é um retrato realista sobre cozinhar durante a noite e o estresse de lidar com críticos gastronômicos.
“Você está fazendo almoço e jantar durante o dia, sua cozinha está cheia de pessoas. Você não tem tempo para ser criativo, então você tem uma noite onde pelo menos você pode ter um pouco de paz e sossego. E você pode se concentrar em ideias, então, na verdade, sim, eu já fiz isso mais de uma vez”, contou.
“Gritar com o crítico, eu respeito isso. Eu tive meus desentendimentos com os críticos. Eu expulsei alguns críticos do restaurante anos atrás. É subjetivo, não significa que seja ruim. Mas, hum, você sabe, a coisa da crítica pode ser uma faca de dois gumes, é o que eu diria. Eu classificaria essa cena com um sólido 8 de 10. Eu acho que é bem realista, sim”, declarou.
Assista ao trailer de “Chef”:
Confira os principais lançamentos do 2º semestre de 2024 nos cinemas