O ChatGPT suspendeu o uso de uma assistente de voz pela semelhança dela com a voz da atriz americana Scarlett Johansson (“Viúva Negra”; “Moça com Brinco de Pérola”). A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (20) pela empresa OpenAI.
“Ouvimos questionamentos sobre como escolhemos as vozes no ChatGPT, especialmente a da Sky. Estamos trabalhando para pausar o uso da Sky enquanto resolvemos esses problemas”, escreveu o perfil oficial da empresa no X, antigo Twitter.
A OpenAI já havia publicado, no domingo (19), um artigo no seu site oficial no qual argumentava que não tentou imitar a voz da atriz.
“Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural”, disse.
O nome da atriz que colocou sua voz na assistente Sky não foi divulgado para proteger a privacidade dela, segundo a empresa.
Além da explicação sobre Scarlett Johansson, o texto do domingo também fala sobre como as vozes do ChatGPT são escolhidas.
“Cada uma das vozes [do ChatGPT] – Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky – são amostras de dubladores com quem fizemos parceria para criá-las. Trabalhamos com profissionais de elenco e direção líderes do setor para selecionar mais de 400 inscrições antes de selecionar as cinco vozes”, diz um trecho do documento.
Apenas o serviço de Sky será suspenso até o momento. As outras quatro assistentes de voz permanecerão ativas no chatbot da OpenAI.
“O modo de voz é um dos recursos mais queridos do ChatGPT (…) Olhando para o futuro, você pode esperar ainda mais opções, pois planejamos introduzir vozes adicionais no ChatGPT para atender melhor aos diversos interesses e preferências dos usuários”.
Compartilhe: