quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaChatGPT escreveu parte de um livro premiado

ChatGPT escreveu parte de um livro premiado

A chegada do ChatGPT e outras inteligências artificiais levantaram um debate pertinente sobre o quanto esses programas podem substituir humanos em atividades intelectuais. E parece que essa história acaba de ganhar mais um capítulo importante. Tudo após uma consagrada autora japonesa, Rie Kudan, admitir que um de seus romances foi escrito com o ChatGPT. As informações são do The Japan Times.



Kudan chegou a dizer que foi compartilhando seus pensamentos com a ferramenta que ela conseguiu libertar todo o seu potencial criativo para a obra. O livro em que ela teve a ajuda da inteligência artificial para escrever é o Tokyo-to Dojo-to (Torre da Compaixão de Tóquio).

Na última quarta-feira, o livro recebeu o Prêmio Akutagawa, considerada a maior premiação de literatura do Japão. Era esperado que o livro de Kudan levasse o prêmio, e na cerimônia, o júri rasgou elogios à obra.

A autora de 33 anos, ao ser premiada no evento, admitiu então que teve a ajuda da inteligência artificial. Ela revelou que 5% das frases que estão no livro foram geradas pelo ChatGPT. Entre os temas abordados no romance, a inteligência artificial é justamente um dos principais assuntos.

Livro escrito com a ajuda do ChatGPT

  • A revelação de Kudan causou curiosidade em diversos leitores, já que ela não indicou exatamente quais frases foram geradas por IA;
  • Pelas redes sociais, muitos chegaram a apontar trechos que “pareciam” terem saído do ChatGPT, e não pela escrita de um humano;
  • Os leitores em geral consideraram que, se apenas 5% do conteúdo total teve interferência de uma IA, não se trata de um problema tão grave.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui