O ChatGPT está fora do ar desde o meio da tarde desta quinta-feira (26). Usuários de redes sociais reclamam do mau funcionamento do chatbot de inteligência artificial generativa da OpenAI.
Em um teste rápido feito pela equipe de reportagem, a plataforma chegou a iniciar normalmente, mas foi incapaz de responder a uma pergunta. “Algo deu errado. Se o problema persistir, entre em contato conosco por meio do nosso centro de ajuda”, disse o programa.
De acordo com o site Downdetector, que aponta reclamações de usuários na web, o problema começou pouco depois das 15h e atingiu um pico de queixas às 15h54, com mais de 2.000 alertas.
A taxa de notificações começou a cair logo em seguida, mas, às 17h39, ainda havia mais 500. Ao todo, 80% das queixas apontam falha de funcionamento do ChatGPT, 12% problemas apenas no website do chatbot e 8% no aplicativo móvel.
No X, antigo Twitter, a OpenAI, empresa que administra a plataforma, afirmou apenas que “a maior parte do ChatGPT, da API e do Sora estão fora do ar há algumas horas” e pediu desculpas pelo transtorno. No entanto, a causa do problema ou uma estimativa de tempo para resolução não foram informadas.
“Pedimos desculpas pelo problema que isso está causando. Identificamos o problema e iniciamos a recuperação. Esperamos voltar o mais rápido possível”, termina a mensagem.
Às 22h (horário de Brasília), quando o ChatGPT já enfrentava a instabilidade há oito horas, a OpenAI voltou ao X para dizer que estava “quase totalmente online de novo agora”. Ainda assim, a empresa não deu prazos ou estimativas concretas.
A CNN tenta contato com a OpenAI.
OVNIs: entenda o que são e quando um objeto pode ser chamado assim