Tudo sobre Inteligência Artificial
O Spotify está testando um novo recurso que permite aos usuários criarem playlists por meio de inteligência artificial (IA) e prompts (comandos). O novo recurso foi apontado por um usuário do TikTok num vídeo, no qual diz ter descoberto “aleatoriamente” o que chamou de “ChatGPT do Spotify”.
Para quem tem pressa:
- Recurso de Playlists de IA no Spotify: O Spotify está testando um recurso que permite aos usuários criar playlists com inteligência artificial, baseado em prompts específicos;
- Funcionalidade do Recurso: Acessível a partir da aba “Sua Biblioteca”, os usuários podem escolher a opção de playlist de IA, inserindo prompts para que o chatbot de IA gere uma playlist personalizada. É possível remover músicas indesejadas e refinar a seleção;
- Detecção do Recurso: O recurso foi apontado inicialmente por um usuário do TikTok, com a empresa confirmando o teste mas sem fornecer detalhes específicos ou cronograma de lançamento.
Assista abaixo ao vídeo publicado pelo usuário:
A empresa confirmou o teste ao site TechCrunch, mas não forneceu detalhes sobre a tecnologia nem cronograma de lançamento.
‘ChatGPT do Spotify’
Segundo as capturas de tela exibidas no vídeo, o recurso de playlists de IA é acessível a partir da aba “Sua Biblioteca” no aplicativo do Spotify. Ao tocar no ícone de adição (+), os usuários encontram a opção de playlist de IA, localizada abaixo das opções existentes de “Playlist” e “Blend”. A descrição indica que o recurso permite “Transformar suas ideias em playlists usando IA” e está atualmente disponível apenas em inglês.
Ao escolher a opção de playlist de IA, os usuários são levados a uma tela onde podem inserir seus próprios prompts ou navegar por uma lista de prompts sugeridos. O vídeo demonstrou vários prompts, como “focar no trabalho com eletrônica instrumental” e “explorar um gênero de nicho como Witch House”.
Ao selecionar um prompt, o chatbot de IA processa o pedido e gera uma playlist de amostra, permitindo que os usuários deslizem para a esquerda para remover músicas indesejadas e refinar a seleção.
IA no Spotify
Em outubro, o veterano em tecnologia Chris Messina descobriu referências a esse recurso no aplicativo do Spotify. Mas, naquela ocasião, a empresa se recusou a comentar sobre especulações a respeito das playlists de IA.
Atualmente, o Spotify tenta moderar as expectativas dos usuários quanto ao novo recurso. Um porta-voz da empresa disse:
Realizamos regularmente uma série de testes. Alguns desses testes acabam pavimentando o caminho para nossa experiência mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante.
O investimento do Spotify em IA não é novidade. A plataforma lançou uma “IA DJ” no começo de 2023, por exemplo. Este DJ, que se tornou globalmente disponível em agosto, oferece playlists personalizadas e comentários numa voz de IA baseada em Xavier “X” Jernigan, chefe de parcerias culturais do Spotify.
Ziad Sultan, chefe de Personalização do Spotify, mencionou que a empresa tem uma grande equipe de pesquisa focada em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, na sigla em inglês), voz generativa e personalização.
O CEO do Spotify, Daniel Ek, também destacou o uso de IA para várias aplicações, incluindo a geração automática de anúncios de áudio e a resumir podcasts. Ek enfatizou o papel da IA na criação de música, imaginando artistas utilizando ferramentas de IA em seu processo criativo.