sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaqueChanceler de Israel ironiza fake news de Lula sobre número de crianças...

Chanceler de Israel ironiza fake news de Lula sobre número de crianças mortas em Gaza


O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ironizou a mais recente fake news divulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta semana, o chefe do Executivo disse que 12,3 milhões de crianças morreram na Faixa de Gaza por causa das ações militares israelenses.

Em uma publicação no Twitter/X, Katz disse que “deveria haver uma lei que obrigasse toda a pessoa que deseja se tornar presidente a aprender a contar”. O chanceler marcou Lula ao fim da postagem.

O ministro de Israel tem sido um forte crítico do presidente brasileiro desde que Lula comparou a retaliação israelense ao Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto, promovido por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Lula classificou as ações militares como um “genocídio”.

A comparação de Lula gerou uma crise internacional, e o presidente foi declarado “persona non grata” em Israel. O termo é utilizado para dizer que determinado representante não é bem-vindo no país. 

Katz cobrou diversas vezes um pedido de desculpas da diplomacia brasileira. O diplomata Celso Amorim, assessor-chefe de Lula para assuntos internacionais, foi enfaticamente contra a retratação do Brasil.

Lula aumenta em mil vezes o número oficial de crianças mortas

Lula disse, na quarta-feira 3, que 12,3 milhões de crianças morreram em Gaza por causa da guerra do Hamas contra Israel. O presidente discursou na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília. Na ocasião, ainda classificou os bombardeios no território palestino como uma “guerra insana contra a humanidade”.

“Às crianças, às quase 40 mil que morreram e ficaram órfãs de pai e mãe por causa da Covid”, disse Lula, durante evento. “São as crianças que, no Brasil, morrem de desnutrição porque ainda não recebem as calorias e as proteínas necessárias. Mas, sobretudo, é uma homenagem às quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade.”

De acordo com o censo realizado pelo Ministério do Interior de Gaza, órgão administrado pelo Hamas, a população da região no fim de 2022 era de 2,3 milhões de habitantes. O governo palestino informou que 47% dos moradores têm até 17 anos. 

Segundo levantamento de Oeste, a Faixa de Gaza tem 1,1 milhão de moradores menores de idade. Mais da metade dessas pessoas vive em Rafah — cidade que faz fronteira com o Egito. O número representa cerca de 9% do número de crianças mortas que Lula afirmou ter sido registrado na região.

O Ministério de Saúde de Gaza, que também é controlado pelo grupo terrorista, informou que cerca de 12,4 mil crianças morreram entre as mais de 30 mil vítimas da guerra. Lula inflou o número oficial em mil vezes. Não há checagem independente da estatística.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui