Um levantamento recente do Centro Palestino de Pesquisa e Políticas mostra que, depois de mais de oito meses de conflito em Gaza, 73% dos palestinos aprovam os ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, iniciados em 7 de outubro de 2023. Entre os moradores da Faixa de Gaza, o apoio é menor, com cerca de 57%.
A pesquisa revela um aumento significativo na satisfação com o Hamas e seu líder, Yahya Sinwar, em comparação com uma pesquisa semelhante realizada três meses atrás.
O Hamas continua sendo o “partido político” mais apoiado entre os palestinos, enquanto o apoio ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, caiu para 12%.
O levantamento alega que o conflito em andamento tem causado um impacto severo nas famílias palestinas, com quatro em cada cinco entrevistados que relatam que um membro da família foi morto ou ferido.
Moradores de Gaza não acreditam que o Hamas vencerá a guerra
Em relação ao futuro de Gaza depois da guerra, menos da metade dos moradores acredita que o Hamas vencerá e permanecerá no poder. Além disso, 75% dos entrevistados rejeitam a ideia de implantar uma força de paz árabe conjunta na Faixa de Gaza.
A pesquisa também revela uma forte oposição entre os palestinos à solução de dois Estados, com 65% contra, apesar de um aumento de 30% no apoio à solução entre os moradores de Gaza desde a última pesquisa. Além disso, 63% dos entrevistados apoiam a resistência armada como meio de alcançar seus objetivos.