O Brasil é dono de cerca de 12% da água doce superficial disponível no planeta e 28% da disponibilidade nas Américas. Além disso, possui um dos maiores reservatórios de água doce do mundo: o sistema Aquífero Guarani, com 1,2 mil km², que abrange Argentina, Paraguai e Uruguai.
Com um volume estimado em 1.386 bilhões de km³, a água é um dos elementos mais preciosos e essenciais para a existência humana e a saúde do ecossistema global.
Especialistas consultados pela Universidade de São Paulo (USP) revelaram que esse volume tem permanecido praticamente constante nos últimos 500 milhões de anos.
Apesar disso, a distribuição da água é desigual: 97,5% é salgada, em vastos mares e oceanos, enquanto apenas 0,78% é acessível para consumo humano direto.
Desse restante, quase 70% encontram-se aprisionados nas geleiras e nas calotas polares. Ou seja, somente 11 milhões de km³ “sobram” para consumo humano.
“Podemos dizer que o Brasil se encontra em uma situação muito privilegiada com relação à disponibilidade hídrica quando comparado com regiões do mundo, como, por exemplo, determinadas localidades do extremo sul e leste da Ásia, que apresentam menos de 500 m³ de água por habitante/ano para consumo humano”, afirmou a engenheira ambiental Ana Cláudia Pereira Carvalho ao Jornal da USP.
Sobre as diferenças na distribuição dos recursos hídricos e das águas superficiais nas 12 regiões hidrográficas do Brasil, Ana Cláudia destacou que estas estão associadas a diversos fatores, entre eles “as condições do clima, armazenamento de água no solo, demandas evaporativas, declividade das áreas e a chuva”.
Embora a pluviosidade média anual no Brasil seja estimada em pouco mais de 1,7 mil milímetros (mm) na região semiárida, no Nordeste a precipitação é abaixo de 500 mm, enquanto na região Amazônica ultrapassa os 3 mil mm.
“Então, quando falamos de disponibilidade de água superficial, cerca de aproximadamente 80% encontram-se na Bacia Amazônica e o restante distribuído pelo país”, comentou a engenheira ambiental. “Já as águas subterrâneas também não apresentam uma distribuição uniforme, e isso ocorre porque as características hidrogeológicas variam no território brasileiro.”
Veja ranking de países com as maiores reservas de água doce do mundo
- Brasil – 8.233km³
- Rússia – 4.498km³
- Canadá – 3.300km³
- Estados Unidos – 3.069km³
- Indonésia – 2.838km³
- China – 2.739km³
- Colômbia – 2.132km³
- Peru – 1.913km³
- Índia – 1.908km³
- República Democrática do Congo – 1.283km³
- Venezuela – 1.233km³
- Bangladesh – 1.211km³
- Myanmar – 1.046km³