Estudantes de licenciatura de todo o Brasil realizaram, nesse domingo (24), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No Piauí, cerca de 1000 alunos de todos os campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão realizando o exame que, em 2024, avalia todos os cursos de licenciatura das instituições de ensino superior.
O Enade avalia a qualidade dos cursos de graduação no Brasil e na Uespi, os estudantes contaram com o apoio do programa Conecta Enade, com um suporte envolvendo atividades como rodas de conversa, revisões de provas anteriores, encontros pedagógicos e até organização logística.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou a importância da participação dos estudantes no Enade 2024 e reforçou a confiança no desempenho de cada um. “Sabemos da força e da dedicação de todos que estudaram e se prepararam para esse momento. Os estudantes da Uespi estão deixando um grande legado para as próximas gerações e contribuindo para elevar a nota da nossa universidade, com cursos avançando para as notas máximas. Contamos com todos nesta jornada e estamos confiantes em um grande resultado”, afirmou o gestor.
O vice-reitor da Uespi, Jesus Abreu, ressaltou a relevância do Enade para o crescimento institucional e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. “Queremos parabenizar os alunos da Uespi por todo o esforço e dedicação. O exame é um instrumento importante para identificar as deficiências e qualidades dos nossos alunos, permitindo avanços na nossa instituição e nas universidades. Contamos com todos e desejamos boa sorte!”, declarou o gestor.
Os coordenadores, que acompanharam os estudantes ao longo de todo o processo de preparação para o Enade 2024, estiveram presentes aos locais de aplicação da prova. A Uespi montou tendas para oferecer suporte completo, incluindo distribuição de água, kits com alimentos e orientações.
Estudante do curso de Licenciatura em Geografia, Elder dos Santos Nascimento, destacou o apoio dos professores da instituição, ressaltando a importância da presença deles passando orientações, sempre com muito empenho e dedicação. “Eu, como estudante de Geografia, sei da relevância dessa prova de hoje para que a Uespi continue desempenhando esse papel fundamental para o Estado do Piauí, formando profissionais, especialmente na área da licenciatura. Então, a universidade esteve presente do início ao fim e aqui também, na entrada, nos dando apoio psicológico, o que vem sendo muito importante”, completou o aluno.
Como citado anteriormente, o Conecta Enade ofereceu ao longo do ano de 2024 um suporte para esses estudantes com diversas atividades para que eles se preparassem da melhor forma para esse momento. Essa é uma ação institucional que integra várias áreas da universidade, incluindo pró-reitorias, coordenações de cursos e setores administrativos, para garantir a preparação dos estudantes.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ajuda a universidade a identificar pontos fortes e áreas para melhoria nos cursos, e também oferece um diferencial importante para os alunos ao ingressarem no mercado de trabalho. A nota obtida no Enade pode ser utilizada por empresas para selecionar candidatos, e isso torna a prova ainda mais significativa para a formação profissional dos uespianos.
A professora Nadja Pinheiro, coordenadora do programa, explicou a importância da integração para o sucesso do processo. “O Conecta Enade faz a junção entre as pró-reitorias, administração superior, os coordenadores de curso e os setores administrativos. Os coordenadores de curso são peças-chaves nesse processo, especialmente neste ano, em que o Enade das licenciaturas introduz a avaliação prática, um grande desafio para todos nós”, afirmou a docente.
O professor Reginaldo Santos, do curso de Química do Campus Torquato Neto, destacou a importância do Programa Conecta Enade na preparação dos alunos e no suporte aos coordenadores envolvidos no processo. “A instituição, por meio desse programa, realizou uma ação muito assertiva. A cada edição do Enade, temos coordenadores novos, como foi o meu caso, e contar com uma equipe experiente que nos orienta e tira nossas dúvidas é fundamental. Manter essa continuidade do Conecta Enade é muito importante, especialmente para preparar os próximos coordenadores e garantir o sucesso do processo”, completa o docente.