O tempo firme deve prevalecer em grande parte do Centro-Sul do país nesta sexta-feira, 11, e no próximo sábado, 12. No entanto, a estabilidade dura pouco. A partir da madrugada de domingo 13, áreas de instabilidade devem avançar sobre o Sul e parte do Sudeste, elevando o risco de temporais.
O corredor de umidade que se forma entre o Sul e o Centro-Oeste tende a intensificar as precipitações no decorrer do domingo. De acordo com o estudo da Meteored, a mudança no clima pode trazer ventos fortes, descargas elétricas e volumes elevados de chuva.
No litoral do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, a previsão já indica pancadas de chuva nesta sexta-feira, 11. Os maiores volumes devem se concentrar sobre o território gaúcho. Regiões como o Triângulo Mineiro, o interior de São Paulo, o Oeste do Mato Grosso e Goiás também devem registrar chuvas isoladas, com potencial de forte intensidade.
Chuvas devem atingir Norte e Nordeste ao longo de todo o fim de semana
Enquanto o Centro-Sul se prepara para a virada no tempo, o Norte e o Nordeste seguem sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
A instabilidade permanece forte entre sexta-feira e domingo, com alertas para temporais especialmente no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. A previsão indica acumulados superiores a 60 milímetros em cidades como Presidente Figueiredo (72,5 mm), Manaus (69,5 mm) e Caracaraí (63 mm).
Além disso, a Bahia deve receber volumes consideráveis de chuva, principalmente na porção central do Estado, com previsão de 40 milímetros no período.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) April 11, 2025
No litoral nordestino, a chuva deve se espalhar do Sul da Bahia até Alagoas e do Ceará ao Maranhão, com volumes de 20 a 25 milímetros. No interior da região, há chance de chuvas moderadas, também com possibilidade de temporais.
Já no sábado 12, a instabilidade ganha força no Oeste do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Durante a tarde de domingo 13, o avanço da umidade e o aumento da temperatura aumentam o risco de tempestades em áreas específicas: Oeste de São Paulo; Triângulo Mineiro; Extremo Leste do Mato Grosso; e no Sul de Goiás.
Moradores dessas localidades devem acompanhar os alertas e ficar atentos à rápida mudança no tempo.