O PL pode perder a chance de comandar a principal comissão da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ).
Partidos do centrão – que compõe a base de apoio de Arthur Lira (PP-AL) e do governo – ensaiam disputar essa e outras comissões no voto, o que deixaria o partido de Bolsonaro em desvantagem.
Atualmente, a CCJ está sob comando do PT, por um acordo firmado com o PL no ano passado.
O partido do ex-presidente Bolsonaro cedeu a prioridade de escolher o colegiado para assumir a relatoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO). A costura, no entanto, previa que a CCJ ficasse com o partido de Bolsonaro em 2024.
Nos bastidores, deputados do PL têm dito que, sem a CCJ, o partido exigiria a Comissão de Finanças e Tributação – que avaliará a regulamentação da reforma tributária – além das Comissão de Segurança Publica e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, com poder para convocar ministros de governo.
Arthur Lira prometeu uma rodada de conversas com líderes partidários até esta quinta-feira (22), para ouvir os pleitos sobre as comissões e tentar acomodar as demandas de cada legenda.
Compartilhe: