sábado, novembro 16, 2024
InícioCiência e tecnologia'centauro' dispara jatos incomuns de gás

‘centauro’ dispara jatos incomuns de gás

O telescópio James Webb foi responsável por mais uma descoberta, desta vez envolvendo um curioso objeto rochoso. O 29P/Schwassmann-Wachmann (ou simplesmente 29P) está soltando jatos de gases que podem mudar o que sabemos sobre a evolução do Sistema Solar.

O 29P já é incomum. O objeto não é considerado um cometa ou asteroide, na realidade, é uma espécie de mistura entre ambos. Por isso, ficou conhecido na astronomia como um dos centauros (criaturas da mitologia grega com corpo de humano e cavalo).

Como descobriram que o centauro estava soltando gases?

  • Antes de mais nada, vale mencionar que o 29P nasceu no Cinturão de Kuiper, uma espécia de “casa” de cometas que fica nos confins do Sistema Solar.
  • Os pesquisadores notaram que ele estava disparando jatos de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2);
  • A equipe concluiu após análise de modelos tridimensionais que o ângulo dos jatos pode indicar que o 29P é formado de diferentes objetos. É o que explica Geronimo Villanueva, coautor do estudo;
  • “Talvez dois pedaços tenham se fundido e formado esse centauro, que é uma mistura de corpos muito diferentes que passaram por caminhos de formação separados”.
  • Por ora, os pesquisadores ainda não desvendaram os motivos por trás da liberação dos gases, já que os centauros são muito frio para possibilitar a sublimação da água (o processo de mudança direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido).
Dados coletados pelo telescópio James Webb revelaram características nunca antes vistas no 29P: dois jatos de dióxido de carbono expelidos nas direções norte e sul, e um jato de monóxido de carbono apontando para o norte. (Créditos da imagem: NASA, ESA, CSA, L. Hustak (STScI), S. Faggi (NASA-GSFC, American University)

No fim, os pesquisadores concluíram que precisam estudar mais o 29P para tentar desvendar os seus mistérios: “Gostaria de observar o 29P por mais tempo. Os jatos sempre têm essa orientação? Será que existe outro jato de monóxido de carbono que se ativa em um ponto diferente do período de rotação?”, conclui Adam McKay, outro coautor do estudo.

O artigo completo sobre as descobertas foi publicado na revista Nature.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui