sábado, janeiro 4, 2025
InícioDestaqueCendfol registra avanços no eixo de reinserção social em 2024

Cendfol registra avanços no eixo de reinserção social em 2024

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) celebrou importantes avanços em 2024 no eixo de Reinserção Social, um dos pilares do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas.

Com foco na reintegração dos egressos de programas terapêuticos, o trabalho desenvolvido impactou diretamente a vida de mais de 230 pessoas, proporcionando qualificação profissional e oportunidades de trabalho.

O programa Recomeçar, desenvolvido em parceria com as Comunidades Terapêuticas Acolhedoras (CTAs), foi o destaque do eixo. Segundo o coordenador-geral da Cendfol, Tiago Vasconcelos, a iniciativa proporcionou capacitações em diversos cursos distribuídos de norte a sul do estado, com resultados concretos. “Conseguimos qualificar cerca de 300 egressos de programas terapêuticos para o mercado de trabalho e para a geração de renda. Destes, aproximadamente 60 já estão inseridos no mercado de trabalho. Além disso, buscamos não apenas acolher, mas também restabelecer os vínculos afetivos e sociais, devolvendo às pessoas uma vida digna e integrada à sociedade,” destacou Tiago.

Entre as ações do eixo, o coordenador destaca a parceria com o Sistema S, que levou cursos de capacitação para as comunidades terapêuticas, como o curso de embelezamento oferecido pela carreta da Secretaria de Assistência Social (Sasc), na Casa das Samaritanas, em Parnaíba. Além disso, o governador autorizou um investimento de R$ 400 mil para uma formação abrangente, que beneficiará mais de mil pessoas em situação de dependência química.

cendfol2.jpeg

O diretor de Políticas Públicas, Renato Marques, ressaltou a importância desses esforços. “Hoje, mais de 20% dos concludentes de programas terapêuticos já estão trabalhando no mercado formal ou informal. É uma conquista significativa que reflete o impacto das parcerias e do trabalho realizado”, afirmou.

A história de Paulo Ricardo, egresso da Comunidade Terapêutica Monte Moriá, é um exemplo inspirador do sucesso dessas iniciativas. “Passei nove meses na comunidade, fui muito bem acolhido e tratado. Hoje, graças a Deus e ao apoio da Cendfol, estou trabalhando e vivendo uma vida nova. Não posso esquecer de onde saí e sou grato a todos que se preocuparam conosco”.

As ações do eixo de Reinserção Social vão além da capacitação técnica. Elas promovem a reconstrução de vínculos afetivos e familiares, que são essenciais para a verdadeira reintegração dos indivíduos à sociedade.
 

cendfol3.jpeg
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui