sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaCelular Seguro ultrapassa 12 mil alertas de roubo ou perda 

Celular Seguro ultrapassa 12 mil alertas de roubo ou perda 

Lançado há exatamente um mês, o Celular Seguro, aplicativo do governo federal que visa inibir roubos e furtos de smartphones, ultrapassou os 12 mil alertas de roubo ou perda, com bloqueio definitivo de aparelhos em vários estados diferentes — com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. 

Para quem tem pressa: 



  • Segundo o Ministério da Justiça, entre 19 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024, o aplicativo contou com 1,2 milhão de usuários cadastrados, 925.355 telefones registrados e 855.982 pessoas de confiança cadastradas; 
  • O principal motivo de bloqueio foi roubo (5.231 ocorrências), seguido de furto (3.797), perda (2.447) e outros (589); 
  • Ao menos 23% de todos os usuários não cadastraram nenhum celular — o número baixou em comparação a dezembro de 2023; 
  • Entre os estados com mais registros estão São Paulo (3.150), Rio de Janeiro (1.508), Bahia (889), Pernambuco (867) e Minas Gerais (745). 

Leia mais! 

Conforme divulgado pelo G1, a maior concentração de pedidos de bloqueio ocorreu na semana das festas de fim de ano, indo para 1.100 registros a partir do dia 20 de dezembro. O segundo pico de ocorrências foi no dia 27 de dezembro, com 746 pedidos. 

No início de janeiro, após o período de festas, o app já tinha atingido mais de um milhão de cadastros e recebido mais de sete mil alertas de perda, roubo ou furto. 

O que é o Celular Seguro? 

O programa Celular Seguro possibilita às vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis bloquear o aparelho e aplicativos digitais em poucos cliques. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para o bloqueio ser efetivado.  

Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador. 

A ferramenta está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge através do site oficial do Gov. Vale pontuar que, para acessar o serviço, é necessário efetuar login com sua conta do portal. 

Importante mencionar que o bloqueio do seu smartphone pelo Celular Seguro é irreversível. Quando foi lançado, usuários relataram problemas por, ao testar o serviço de bloqueio, perderem o acesso ao telefone. O aplicativo visa inutilizar aparelhos de forma simples, mas não tem como voltar atrás. Veja mais aqui! 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui