O Celular Seguro é um sistema lançado em 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Febraban, com o intuito de combater roubos e furtos de celulares pelo país.
Com o software, é possível bloquear o IMEI de um celular roubado, bloqueando a linha telefônica, aplicativos bancários e outros dados do telefone em poucos passos, fazendo com que o aparelho se torne inútil.
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Esse procedimento pode ser feito diretamente no aplicativo do Celular Seguro, disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e também na versão web. Veja abaixo como fazer para bloquear o IMEI de seu smartphone caso ele seja furtado.
O que é IMEI e como identificá-lo
A Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) é um código de 15 dígitos único que identifica o celular, e pode ser descoberto ao conferir o adesivo no smartphone, na caixa do aparelho ou discando *#06#. Porém, caso o celular tenha mais de um SIM Card, cada chip terá seu código IMEI.
Como bloquear IMEI de celular roubado pelo Celular Seguro
O processo é o mesmo em celulares Android e iPhone (iOS).
Tempo necessário: 10 minutos
- Caso ainda não tenha instalado o app Celular Seguro, baixe-o em sua loja de aplicativos;
Faça login em sua conta Gov.br;
- Após fazer o login, selecione “Registrar Ocorrência”;
Vá em “Meus Telefones”;
- Aqui, vão aparecer os números cadastrados e vinculados ao seu CPF;
Caso tenha mais de um, escolha o telefone cujo IMEI quer fazer o bloqueio e toque em “Alerta”;
- Preencha as informações necessárias e clique em “Emitir”;
Pronto! Com isso, o bloqueio do IMEI estará confirmado.
Como bloquear o IMEI pelo Celular Seguro no computador
- Clique em “Registrar Ocorrência”;
- Vá em “Meus telefones”;
- Verifique o número de telefone cujo IMEI deseja bloquear e clique em “Alerta”;
- Preencha as informações necessárias e pressione “Emitir” para confirmar o bloqueio do IMEI.
Como desbloquear o IMEI?
Se o usuário recuperar o smartphone bloqueado no aplicativo Celular Seguro, a recomendação da Anatel é de procurar a operadora para desbloquear a linha, já que o aplicativo não permite a exclusão da ocorrência registrada.
Com isso, você tem que ir até a loja física mais próxima da sua operadora, e pedir ao atendente para fazer o desbloqueio do IMEI. Dessa forma, você recuperará o acesso à sua linha.