O Boston Celtics é o maior campeão da NBA. Exatamente 16 anos depois do último título, os celtas voltaram a ganhar a liga ao derrotar o Dallas Mavericks por 106 a 88 na noite desta segunda-feira (17), no TD Garden e venceram o 18º título da franquia.
Apesar da dura derrota na última sexta-feira (14), o Boston Celtics não deu nenhuma chance ao Dallas Mavericks e dominou toda a partida. Com Jayson Tatum e Jaylen Brown inspirados nos dois lados da quadra e somando para mais de 50 pontos, os celtas lideraram o placar em praticamente toda a partida e só precisaram adminstrar o jogo no último período. Além das estrelas, o Celtics viu seus coadjuvantes brilharem também. Jrue Holiday e Derrick White foram muito importantes, principalmente na questão anímica e entregaram muita garra no TD Garden.
A partida foi praticamente definida antes mesmo do intervalo, quando o time verde levou uma vantagem de 67 a 46 para o período de descanso. Na segunda etapa, o Celtics só adminstrou o jogo e conseguiu o 18º título da NBA.
O título vem após uma grande campanha já na temporada regular da NBA. O time treinado por Joe Mazzulla teve a melhor marca entre as 30 franquias da liga e liderou a Conferência Leste. Já nos playoffs, os celtas não tiveram dificuldades em nenhuma série: 4 a 1 contra o Miami Heat, 4 a 1 contra o Cleveland Cavaliers, uma varrida diante do Indiana Pacers e, por fim, outro 4 a 1 contra o Dallas Mavericks de Luka Doncic e Kyrie Irving.
Com a vitória e o 4 a 1 na série final, o Celtics chegaram ao 18º título na história da NBA e, consequentemente, voltou ao posto de maior campeão da liga. O Los Angeles Lakers, maior rival da franquia celta, empatou o ranking ao ser campeão em 2020.
- Jaylen Brown
- Al Horford
- Kristaps Porzingis
- Derrick White
- Payton Pritchard
- Sam Hauser
- Xavier Tillman
- Luke Kornet
- Osaher Brissett
- Jordan Walsh
- Jarden Springer
- Svi Mykhailiuk
- Neemias Queta
- Joe Mazzulla (técnico)