O Ceará lançou nesta quarta-feira (31) a linha de uniformes que usará em alguns jogos da Copa do Nordeste de 2024, competição que tem a fase de grupos começando no próximo final de semana. E na camisa haverá homenagem a Dragão do Mar, apelido de Francisco Nascimento, líder abolicionista no Estado.
A escravidão no Ceará foi abolida em 1884, quatro anos antes do que em todo o Brasil. E Nascimento, chefe dos jangadeiros em Fortaleza no fim do Século XIX, foi peça importante ao liderar o movimento abolicionista cearense. O principal centro cultural da capital cearense hoje se cama Dragão do Mar em homenagem a ele.
As novas camisas foram lançadas com uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O uniforme de goleiro foi batizado como Redenção, enquanto o uniforme de linha levará o nome de Liberdade. Redenção, no Ceará, foi a primeira cidade do país onde a escravidão foi dada como encerrada.
Vestimos com orgulho a história do nosso Estado, carregando o peso das nossas conquistas.
Agora, vestimos uma obra de arte.Uniforme Copa do Nordeste 2024. ⚫⚪
📸 Stephan Eilert/Ceará SC
Disponível para venda a partir desta quinta-feira (01), em todas as Lojas Vozão.
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) January 31, 2024
Tanto no modelo Liberdade quanto no Redenção, estampas que representam Dragão do Mar ganham destaque. Predominantemente preto para os atletas de linha e na cor roxa para os goleiros, os novos uniformes já estarão à venda a partir desta quinta-feira (1) nas lojas oficiais do clube e também online.
O Ceará estreia na Copa do Nordeste no próximo domingo (4), contra a Juazeirense, em Juazeiro, na Bahia. O jogo terá início às 19h (de Brasília).