O Mr. Olympia, maior campeonato de fisiculturismo do mundo, será realizado entre os dias 10 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ramon Dino e Chris Bumstead são os principais nomes da categoria Classic Physique.
O canadense é pentacampeão, enquanto o brasileiro ficou com o vice nos últimos dois anos e em terceiro lugar em 2021. Após a conquista do ano passado, Cbum chegou a falar sobre aposentadoria e fez mistério sobre a participação no Olympia deste ano.
Na época, o fisiculturista até postou nas redes sociais uma foto com a medalha do título e a seguinte legenda: “A questão é: desligar… ou trazer mais uma para casa?”. Quando ele anunciou que seria pai, os rumores aumentaram.
No entanto, Chris Bumstead vai participar do Mr. Olympia, e o nascimento da filha, Bradley, se tornou uma motivação a mais para o atleta, que afirmou que quer chegar ao torneio deste ano no auge.
“Quero ser o melhor pai que eu puder e o melhor Mr. Olympia que eu puder. Sinto que, neste ano, será a maior pressão que eu vou colocar em mim para dar o meu melhor. Quero que seja meu auge. Quero que as pessoas olhem para mim e pensem: ‘2024 foi o auge do Chris’. Quero que esse seja o meu ano”, afirmou.
Chris Bumstead nasceu em Ottawa, Ontário, no Canadá, tem 29 anos de idade e chegou a praticar esgrima, futebol americano, beisebol, basquete e hóquei no gelo. A estreia nos palcos foi aos 19 anos de idade, em um torneio regional em que competiu ao lado da irmã, Melissa Valliere. Os dois venceram as categorias que disputaram.
Esta será a oitava participação de Cbum no Mr. Olympia. A estreia do canadense no maior torneio de fisiculturismo do planeta foi em 2017, quando impressionou os juízes e começou logo com o segundo lugar.
Em 2018, ficou com o vice mais uma vez. Naquele ano, ele chegou a ficar quatro semanas hospitalizado por conta de uma retenção severa de água. Foram três noites na sala de emergência devido a um problema renal.
Em 2019, desbancou o norte-americano Breon Ansley, bicampeão na categoria, e conquistou o primeiro Olympia da carreira. Desde então, levou todos os títulos das últimas cinco edições na Classic Physique.
Considerando todas as sete participações, Cbum já faturou um total de 226 mil dólares (1,2 milhão de reais na cotação atual) em premiações do Mr. Olympia. Desse valor, 210 mil dólares foi o valor recebido somente nas edições em que ele foi campeão.
- 2018: 8 mil dólares
- 2020: 30 mil dólares
- 2021: 50 mil dólares
- 2022: 50 mil dólares
- 2023: 50 mil dólares
- IFBB Pittsburgh Pro (Classic Physique) – 2017
- 5x Mr. Olympia (Classic Physique) – 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023