Na Europa observando jogadores para sua primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira, no dia 1º de março, Dorival Júnior recebeu o ok do comando da CBF caso queira incluir na lista o meia Lucas Paquetá, do West Ham-ING. A Itatiaia apurou que o jogador está na pré-lista de 35 nomes elaborada pelo treinador.
A última convocação de Paquetá foi para os amistosos de junho de 2023, contra Guiné e Senegal, com o interino Ramon Menezes como treinador. No dia que sairia a primeira relação de Fernando Diniz, em agosto do ano passado, foi divulgado que Paquetá era investigado pela Federação Inglesa em caso de manipulação de apostas esportivas.
Diniz admitiu que Paquetá estava na lista e que foi retirado após a divulgação de que era investigado. Nos bastidores, o técnico lamentou ter tido que tomar a decisão do corte praticamente sozinho, já que à época a Seleção Brasileira não tinha um diretor ou coordenador.
Desta vez, Dorival teve o aval de Rodrigo Caetano, novo diretor de Seleções, para chamar Paquetá se entender que ele deva estar na lista por decisão técnica.
A avaliação da cúpula da entidade, e da comissão técnica, é que Paquetá não foi considerado culpado, tanto que tem atuado normalmente pelo West Ham na Premier League, portanto não faz sentido excluí-lo neste momento. Isso mudará caso haja uma punição.
O jogador nega participação e tem colaborado com as investigações, inclusive cedendo o celular às autoridades inglesas. É provável que ele esteja entre os 23 anunciados por Dorival no dia 1º de março.
O Brasil vai enfrentar a Inglaterra em 23 de março, em Londres, e a Espanha três dias depois, em Madri. Dorival e sua comissão avaliam que é importante um bom cartão de visitas nesses dois primeiros testes, difíceis, por isso a importância de atletas experientes na Europa e com a camisa do Brasil estarem em campo.
Como a Itatiaia publicou neste sábado (24), outro atleta da Premier League na pré-lista de Dorival é o zagueiro Murillo, atualmente no Nottingham Forest, da Inglaterra, e ex-Corinthians.