A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, nesta terça-feira (9), uma novidade para o início do Campeonato Brasileiro. Agora, as decisões tomadas pelo árbitro de campo após consultas ao árbitro de vídeo (VAR) serão comunicadas no sistema de som das arenas.
Na primeira rodada do Brasileirão, dois jogos terão novidades: Corinthians x Atlético-MG e Vasco x Grêmio.
Os dois jogos serão disputados no sábado (13), às 16h (de Brasília). Galo e Corinthians se enfrentam na Neo Química Arena, enquanto cruz-maltinos e tricolores jogarão em São Januário. Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, comentou sobre a decisão.
“Entendemos que é um avanço muito grande essa ferramenta de transparência. A CBF já trabalha com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. Essa novidade é um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro”, disse.
O primeiro teste no futebol brasileiro foi realizado na Supercopa Feminina deste ano entre Corinthians e Cruzeiro. A árbitra Deborah Cecília Cruz Correia anunciou para os torcedores a decisão de anular o gol do Cruzeiro. Ela foi ao monitor ver o lance envolvendo a atacante Byanca Brasil.
A ideia da CBF é ter a implementação em todos os jogos da Série A até o meio do ano. O plano da Confederação é aumentar gradualmente o número de jogos com a tecnologia envolvendo a arbitragem.